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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Determinação de atributos de preferência do consumidor na escolha de uma instituição de ensino superior no Distrito Federal
???metadata.dc.creator???: Alfinito, Solange 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Granemann, Sergio Ronaldo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Carlos Henrique
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Osmar Ambrósio de
???metadata.dc.description.resumo???: Devido à expansão das Instituições de Ensino Superior IES em todo o Brasil, o presente trabalho se propõe a desenvolver um estudo que possibilite um planejamento adequado das atividades que venham ao encontro das expectativas da clientela que demanda por formação em nível superior. Para o desenvolvimento do estudo, foi implementado um estudo de caso sobre as Instituições de Ensino Superior no Distrito Federal, aplicando-se técnicas de preferência declarada. Essa técnica possibilita a aplicação de cartões de preferência aos entrevistados, os apresentando situações hipotéticas, porém possíveis, de modo a verificar como os estudantes, neste caso, escolhem uma IES no DF. Ou melhor, permite que se responda a questões como: quais características ou atributos uma IES do DF deve apresentar para atender aos anseios e atrair os potenciais vestibulandos? Vale ressaltar que não se conhecem pesquisas que tenham o objetivo de conhecer o comportamento dos estudantes no que diz respeito à decisão de escolha de uma IES na qual pretendem ingressar. Assim, identificar quais são estes parâmetros determinantes na escolha de uma IES, além do grau de importância de cada um deles, é imprescindível neste mercado cada vez mais concorrencial. O que possibilita entender como o consumidor de educação superior, o potencial aluno, escolhe uma instituição de ensino superior em detrimento de outra no Distrito Federal. No caso específico apresentado a seguir, foram analisados dois experimentos, contendo, cada um, quatro parâmetros de escolha do aluno por uma determinada IES. O experimento A avaliou atributos concretos, a saber: infra-estrutura, cursos ofertados, turnos de funcionamento e preço da IES. O experimento B analisou atributos abstratos, foram eles: tradição, conceito do Ministério da Educação MEC, segurança no campus e preço. O preço foi o parâmetro que possibilitou a análise do comportamento dos dois experimentos em conjunto, sendo o elo de ligação entre eles. Por isso, conforme vi esperado, demonstrou comportamento não significativo e foi excluído da análise conjunta dos experimentos. Como resultado foi identificado que o estudante que procura uma instituição de ensino superior se preocupa reliminarmente com o conceito do MEC no curso desejado junto à IES. Em segundo lugar, o aluno constata se a infra-estrutura oferecida pela IES é boa ou não. Todavia, se este potencial aluno for apenas estudante, não tendo que também trabalhar para o seu sustento, e estiver na faixa etária que vai de 18 a 24 anos, considera como prioritário que a IES ofereça boa infra-estrutura e depois um bom conceito no MEC, diversidade de cursos e tradição reconhecida.
Abstract: The present dissertation aims to explain how students choose a Higher Education Institution from now on identified as IES, considering that the number of these institutions is increasing a lot in Brazil. To achieve this target, it was implemented a case study about IES in the Brazil Federal District with the application of stated preference techniques (SP). This technique can be used to measure people's strength of preference or likely response to a set of options. In the case study, SP will allow answering: what characteristics or attributes may an IES have to attract potential students? Two experiments, with four IES choosing parameters each, were analyzed. Experiment A valued concrete attributes: infrastructure, offered courses, working time and price. Experiment B valued abstracts attributes: tradition, Brazil's Education Ministry grade, campus safety and price. Price parameter, used as a trade-off, made it possible to analyze the results of both experiments together. That's why it was absented from the conjoint analysis. As a result it was identified students consider as very important parameter the Brazil's Education Ministry grade. In second place was the infrastructure available in the IES. However, if this student does not work to survive, having your expenses paid by a sponsor, and is from 18 to 24 years old, he or she considers mainly the infrastructure as important, and then Brazil's Education Ministry grade, offered courses and IES tradition's.
Keywords: education institution - Brazil
ensino superior - comportamento do consumidor; Distrito Federal (Brasil) - ensino superior; Ensino superior - orientação profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Economia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas
Citation: ALFINITO, Solange. Determinação de atributos de preferência do consumidor na escolha de uma instituição de ensino superior no Distrito Federal. 2002. 122 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2002.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/600
Issue Date: 29-Nov-2002
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas

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