Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/483
Type: Dissertação
Title: Práticas docentes facilitadoras : estratégias didáticas na educação superior
Author(s): Matias, Valéria de Sousa 
First Advisor: Galvão, Afonso Celso Tanus
Summary: Este estudo, de caráter qualitativo e explorativo, investigou importância e uso de estratégias didáticas nos processos de ensino/aprendizagem, na perspectiva de professores universitários. Mais especificamente, esta pesquisa objetivou explorar significados e importância das estratégias didáticas, no contexto das práticas docentes para o professor universitário e identificar estratégias didáticas planejadas e utilizadas pelos professores universitários em suas aulas e sua efetividade. O estudo foi realizado a partir da seguinte problematização: quais os critérios adotados pelos professores de Ensino Superior na escolha de estratégias didáticas a serem utilizadas em suas aulas e qual a sua importância? Os participantes da pesquisa foram 10 docentes da Educação Superior, sendo 05 professores da rede pública e 05 professores darede privada de ensino. Divididos em 02 instituições públicas e 03 instituições privadas. Todos os participantes com mais de 05 anos de experiência foram escolhidos de maneira aleatória, por acessibilidade. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada, observação estruturada e observação participante. Dentre outras coisas, os resultados sugerem que, em geral, os professores não possuem conhecimento satisfatório da Didática no que se refere aos seus significados e importância. O planejamento das aulas normalmente acontece, porém, embora a maioria dos participantes afirme seguir o planejamento à risca, eles nem sempre conseguem segui-lo na execução de suas aulas. A efetividade da Didática varia, considerando as especificidades de cada aluno, turma e professor. Os resultados também sugerem que há certa confusão quanto ao entendimento de recursos didáticos, material de apoio didático, estratégias didáticas e Didática. Revelam, por fim, que os critérios para as escolhas das estratégias acontecem não a partir de conhecimento técnico, mas, principalmente, do envolvimento e entendimento do profissional quanto ao seu papel na educação.
Abstract: This study, of qualitative, exploratory nature, investigated didactic strategies in teaching/learning processes in the perspective of university teachers and its importance. More specifically, this research aimed to explore meanings and importance of didactic strategies, in the context of practices teachers for the university professor and identify didactic strategies planned and used by university teachers in their classrooms and their effectiveness. The study was conducted from the following problematization: what are the criteria adopted by teachers of Higher Education in the choice of didactic strategies to be used in their classes and what is the value used? The research participants were 10 teachers of Higher Education, with 05 teachers from the public school and 5 teachers of private schools. Divided into 02 public institutions and 03 private institutions. The instruments for data collection were semistructured interviews, structured observation and participant observation. Among other things, the results suggest that, in general, the teachers do not have satisfactory knowledge of Didactics as regards to their meaning and importance. The planning of lessons usually happens and, although the majority of the participants say follow the planning to the stripe, not always able to follow it in the execution of their classes. The effectiveness of Didactics varies, considering the specific needs of each student, class of professor. The results also suggest that there is some confusion as to the understanding of teaching resources, didactic support material, didactic strategies and Didactics. Show, in the end, that the criteria for the choice of strategies happen not from technical knowledge, but, mainly, the involvement and understanding of the professional regarding their role in education.
Keywords: didática
ensino superior
professores e alunos
educação
higher education
strategies
didactics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas
Citation: MATIAS, Valéria de Sousa. Práticas docentes facilitadoras : estratégias didáticas na educação superior. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/483
Document date: 14-Dec-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valeria de Sousa Matias.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.