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Type: Dissertação
Title: A mediação de conflitos e seus reflexos na inclusão escolar de crianças e adolescentes
Author(s): Santana, José Paes de 
First Advisor: Brasil, Kátia Cristina Tarouquella
Summary: A presente pesquisa originou-se da intenção de estudar a mediação como uma alternativa na resolução de conflitos escolares, a partir de uma experiência de mediação escolar implantado em uma escola pública do Distrito Federal, Brasil. A mediação implementada nessa escola pretendeu criar um espaço de fala e uma comunicação não-violenta, uma vez que a escola pode ser palco de diversas modalidades de conflito. Os conflitos no espaço escolar estão muitas vezes relacionados a dificuldades na convivência entre o grupo de alunos e entre professores e alunos. Tais conflitos podem ser permeados por violências, desse modo essas situações podem instalar no espaço escolar um mal-estar que compromete a boa convivência. O dispositivo de mediação escolar foi inspirado nos princípios metodológicos da Pedagogia Social e na Teoria do Risco Psicossocial e se inscreve como uma tecnologia social aplicada ao contexto educacional. Assim, por meio do dispositivo da mediação, a pesquisa pretendeu atuar junto às dificuldades relacionais entre professor-aluno, entre funcionário-aluno e entre aluno-aluno, tendo como agentes mediadores alunos da escola, pais e professores devidamente preparados pra essa função. A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa-ação na busca de mudanças na realidade sobre a qual atuou. Utilizou a base de dados dos registros referentes às violências, incivilidades e encaminhamentos coletados no espaço de mediação, e um estudo de caso, com o objetivo de identificar se a partir da experiência da mediação de conflitos, a escola pesquisada passou a ser um ambiente mais acolhedor; se contribuiu para a diminuição da violência, proporcionando assim a inclusão de crianças e adolescentes, e se harmonizou o clima do ambiente escolar. A análise dos gráficos dos anos de 2010 e 2012 evidenciou a queda das diversas situações de violência e incivilidades no espaço escolar, o que pode significar que os adolescentes encontraram um modo de se expressar no ambiente da escola, que não fosse pela via da violência. Nessa escola, a mediação teve um caráter inovador, pois se apoiou no princípio da horizontalidade que se constituiu em um elemento de fortalecimento dos próprios alunos. O dispositivo de mediação mostrou-se como um recurso simbólico da educação que permitiu aos adolescentes em dificuldade no espaço escolar encontrarem um espaço de fala e de aquisição de sentido para as violências atuadas. Nesta escola, a mediação de conflitos teve reflexos em todo o espaço escolar, promovendo a boa convivência, a consolidação da cidadania, da cultura da paz, associada à gestão participativa em relação à violência escolar.
Abstract: This research originated from the intention to consider mediation as an alternative in resolving school conflicts, from an experience of school mediation deployed in a public school of the Distrito Federal, Brazil. Mediation implemented this school sought to create a space for speech and non-violent communication, since the school may be the stage of various forms of conflict. Conflicts at school are often related to difficulties in the coexistence between the group of students and between teachers and students. Such conflicts can be permeated by violence, thus these situations can install at school a malaise that undermines the good coexistence. The school mediation device was inspired by the methodological principles of Social Pedagogy and Theory of Psychosocial Risk and enrolls as a social technology applied to the educational context. Thus, through the device of mediation, research intended to act together to relational difficulties between teacher and student, between student and employee between student-student, having as mediators school students, parents and teachers adequately prepared for this role. The study was regarded as an action research in seeking changes in the reality in which he served. Used the database of records related to violence, incivility and referrals listed in mediation space, and a case study, aiming to identify whether from the experience of conflict mediation, the school began to be researched an environment more welcoming; it contributed to the reduction of violence, thus providing the inclusion of children and adolescents, and harmonized the climate of the school environment. The analysis of the graphs for the years 2010 and 2012 showed a decline of situations of violence and incivility at school, which may mean that adolescents have found a way to express themselves in the school environment, it was not by way of violence. At this school, the mediation had an innovative character, because it supported the principle of horizontality which constituted an element of strengthening the students themselves. The mediation device showed up as a symbolic feature of education that allowed teenagers in difficulty at school to find a space to speak and acquire meaning for violence enacted. In this school, conflict mediation was reflected throughout the school environment, promoting good relations , the consolidation of citizenship, culture of peace , coupled with participatory management in relation to school violence.
Keywords: educação
inclusão escolar
conflito (psicologia)
mediação
violência
conflict
violence
mediation
culture of peace
inclusion
action research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Direito
Program: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citation: SANTANA, José Paes de. A mediação de conflitos e seus reflexos na inclusão escolar de crianças e adolescentes. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/322
Document date: 30-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Direito

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