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Type: Dissertação
Title: Crítica política no humor de Chico Anysio : Uma análise de narrativas humorísticas na televisão
Crítica política no humor de Chico Anysio : Uma análise de narrativas humorísticas na televisão
Author(s): Viana, Enaildo Gonçalves 
First Advisor: Kieling, Alexandre Schirmer
Summary: Esta dissertação tem por objetivo analisar e descrever as características das estruturas narrativas que se transformaram em crítica política, a partir dos esquetes de humor apresentados pelo humorista Chico Anysio, por meio da personagem Salomé de Passo Fundo, criada e interpretada por ele na Rede Globo de Televisão, como um quadro que compunha o programa Chico Anysio Show, no início da década de 1980. No viés da crítica política, Salomé mantinha um suposto diálogo telefônico com o então presidente da República, João Baptista de Figueiredo, tecendo críticas ao próprio presidente e ao governo em geral, durante o regime militar no Brasil. A narratologia é a metodologia utilizada para verificar como são construídas essas abordagens de crítica social e política e nos permite entender como essa abordagem, considerada sofisticada, alcançou notoriedade popular, na TV aberta, generalista. O quadro teórico-metodológico que embasa a pesquisa está firmado em Vladimir Propp, A. J. Greimas, Roland Barthes, François Jost, Gérard Genette e em Ivan Bystrina, com os fundamentos das categorias narratológicas e os conceitos da semiótica pragmática e da cultura que, na nossa visão, se complementam e nos dão a compreensão da sinergia criada entre a personagem e o público. Como exemplo, pode-se afirmar que as camadas semióticas, conceituadas por Bystrina, presentes na apresentação da Salomé, como elementos de seu discurso, eram visíveis e, entendemos que isso contribuiu na identidade da personagem com o público. Como também percebemos em diversos episódios, a aplicação dos tipos de riso classificados por Propp, principalmente o riso vulgar e o de zombaria, quando ela abordava o lado negativo, torpe do governo. Como notamos a personagem trabalhando a isotopia narrativa que incitava a interpretação extratextual, categorias Greimasianas, ao trazer no roteiro algo que ensejava dupla interpretação. O percurso da análise dá-nos a ideia de que o humorista Chico Anysio, com a Salomé, conseguiu cumpria o conceito de promessa de Jost, de entregar ao público o que havia sido prometido, que era a crítica política com humor na televisão aberta.
Abstract: This thesis aims to analyze and describe the characteristics of narrative structures that have become political criticism, from sketches of humor presented by comedian Chico Anysio through the Salome of Passo Fundo character, created and performed by him on Globo Television, as a table composed the Chico Anysio Show program in the early 1980s In the bias of political criticism, then Salome kept a supposed telephone conversation with the president, João Baptista de Figueiredo, weaving criticism of the president himself and the government in general, during the military regime in Brazil. The narratology is the methodology used to determine how these approaches are built of social and political criticism and allows us to understand how this approach, considered sophisticated, popular reached notoriety in the open, generalist TV. The theoretical and methodological framework that supports the research is executed on Vladimir Propp, AJ Greimas, Roland Barthes, François Jost, Gérard Genette and Ivan Bystrina on the grounds of narratological categories and concepts of pragmatic semiotics and culture that, in our vision, complement each other and give us the understanding of the synergy created between the character and the public. As an example, one can state that the semiotic layers, renowned for Bystrina, present at the performance of Salome, as elements of his speech, were visible and we understand that this contributed to the identity of the character with the public. But also realized in several episodes, the application of a kind of laugh ranked by Propp, especially the vulgar laughter and mockery, when she addressed the negative side, the government clumsy. As noted the character working to isotopy narrative that incited the extra textual interpretation, Greimasianas categories, to bring the script something motivated double interpretation. The Path analysis gives us an idea of this comedian Chico Anysio, with Salome, has achieved the concept of Jost promise to deliver the public what had been promised, which was the political criticism with humor on broadcast television.
Keywords: comunicação
crítica
política
humoristas
humorismo
televisão
communication
critical politics
humor
television
narratives
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Comunicação
Program: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: VIANA, Enaildo Gonçalves. Crítica política no humor de Chico Anysio : Uma análise de narrativas humorísticas na televisão. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/222
Document date: 10-Apr-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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