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Type: Dissertação
Title: Quem vem lá : traços identitários de linguagem hipermídia entre ingressantes de graduação em comunicação
Quem vem lá : traços identitários de linguagem hipermídia entre ingressantes de graduação em comunicação
Author(s): Rosa, Cynthia da Silva 
First Advisor: Iasbeck, Luiz Carlos Assis
Summary: Esta dissertação traz como tema de pesquisa o ingressante do nível superior em Comunicação no uso da linguagem hipermídia. A pesquisa ergue-se sobre uma dupla inferência conceitual em torno do conceito de comunicação. Primeiro trata do conceito como um fenômeno social que se insere com força na história contemporânea dos povos, conformando o espírito humano por uma miríade de linguagens, que se encontram e se fundem na linguagem hipermídia. Segundo aborda o conceito como área da educação superior responsável tanto pela formação científica, como pela formação profissional dos futuros comunicadores. Destaca-se aí o ingressante, agente ainda pouco conhecido, mas já referido, inclusive na legislação brasileira para a educação superior. O objetivo da pesquisa foi investigar traços identitários de uso da linguagem hipermídia entre ingressantes de graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília. Para alcançar o objetivo, optou-se pela realização de um estudo semiótico triádico, em vista da necessidade de uma metodologia que permitisse verificar o fenômeno em questão como um signo, nos termos de Charles S. Peirce. Isso porque o objeto da pesquisa e seu sujeito encontram-se em estado fecundo de mutação e de ressignificação, sendo tão escassa a referência a ambos elementos no âmbito das pesquisas em Comunicação, e inédita, se observados entrelaçados. Considerando ser o ingressante um sujeito recém-chegado a uma instituição já consolidada e, em vista disso, a ideia de identidade soa contraditória, adotou-se a terminologia de traços identitários na condução da pesquisa. Essa terminologia corresponde a um norte conceitual, onde tais traços foram buscados e organizados a partir da justaposição das noções de linguagem, em Charles S. Peirce, e de identidade, em Luiz Carlos Iasbeck. Os resultados apontam uma variedade de relações significativas, que nos permite distinguir esse ingressante graças a alguns traços de identidade que o constituem, notadamente, como sujeito expressivo e produtor no domínio da hipermídia.
Abstract: This dissertation brings as research topic the first semester undergraduate in Communication in the use of hypermedia language. The research stands on a double conceptual inference around the concept of communication. First, treat the concept as a social phenomenon that fits tightly in the contemporary history of persons, shaping the human spirit by a myriad of languages, which meet and merge in hypermedia language. Second, deals with the concept as an area of higher education responsible for both scientific training and the training of future communicators. Highlight here is the entrant, agent still little known, but cited, even in the Brazilian legislation for higher education. The objective of this research was to investigate identity traces about the use of hypermedia language among freshmen undergraduate in Communication at the Catholic University of Brasilia. To achieve this, it was performed a triadic semiotic study, having in view the need for a methodology that would verify the phenomenon in question as a sign, in terms of Charles S. Peirce. That because the object of research and its subject are in a fruitful status of mutation and redefinition, being there so little reference to both elements within the Communication s research, and new, if they are observed intertwined. Being the freshmen a newcomer to an already established institution, which makes the identity s idea sounds contradictory, it was adopted the terminology of identity features at the conduct of research. This terminology corresponds to a conceptual north where such traces were searched and organized by juxtaposition of the notions of language, in Charles S. Peirce, and identity in Luiz Carlos Iasbeck. The results indicate a variety of meaningful relationships, allowing us to distinguish this entrant thanks to some identity traits that constitute it, mainly its conception as an expressive subject and producer in the field of hypermedia
Keywords: comunicação
linguagem
multimídia interativa
ensino superior
identidade
communication
hypermedia language
higher education
entrant
identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Comunicação
Program: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: ROSA, Cynthia da Silva. Quem vem lá : traços identitários de linguagem hipermídia entre ingressantes de graduação em comunicação. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/215
Document date: 27-Feb-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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