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Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/203
Type: Dissertação
Title: Caracterização dos processos de produção, distribuição e recepção de uma agência de notícias do governo no contexto da comunicação pública
Author(s): Alves, Rebeca Neves 
First Advisor: Curvello, João José Azevedo
Summary: A temática da pesquisa contemplou comunicação pública, comunicação governamental, comunicação organizacional, comunicação política, jornalismo institucional e mídias sociais como bases teóricas centrais, delimitando-se ao estudo das estratégias de comunicação pública digital no portal de notícias do Governo do Distrito Federal. A problemática de pesquisa foi representada pela questão: como se caracteriza o processo de produção, distribuição e recepção de uma agência de notícias de governo no contexto da comunicação pública? O objetivo geral foi identificar e interpretar os processos de uma agência de notícias de governo no âmbito da comunicação pública; os objetivos específicos são: 1. Conhecer as estratégias que orientam a produção de notícias e sua veiculação no portal de uma agência de governo; 2. Identificar que conteúdos são priorizados para postagem no portal de notícias; 3. Compreender como é distribuído o conteúdo da agência de notícias para postagem no portal de notícias; 4. Mapear os públicos considerados prioritários pela agência de notícias; 5. Entender como os públicos prioritários interagem com a agência de notícias. Consideramos como pressupostos, incorporando a lógica midiatizada, como as estratégias adotadas pela Agência Brasília de Notícias podem orientar a produção de conteúdos específicos para o portal ao direcionar as notícias para o atendimento de determinado público prioritário. Os conteúdos são priorizados de acordo com as estratégias adotadas pela Agência Brasília de Notícias e selecionados conforme as necessidades governamentais. A distribuição de conteúdo é feita estrategicamente com vistas a atingir o publico prioritário, levando em consideração a localização das notícias no portal e destacando os temas relevantes. As notícias são direcionadas e utilizadas pelo público prioritário da Agência Brasília de Notícias, que são os jornalistas e veículos de comunicação locais e nacionais. A triagem das notícias e a utilização das mídias sociais facilitam a interação com o público prioritário alimentando o processo de comunicação pública e satisfazendo as estratégias governamentais. O percurso metodológico contemplou: delimitação do corpus empírico; revisão bibliográfica sobre a temática abordada; coleta de dados utilizando entrevista com o gestor responsável com roteiro pré-definido; análise de conteúdo do portal de notícias, no período de sete dias e questionário on line sobre a utilização do portal de notícias encaminhado ao público prioritário da Agência Brasília. Por fim, foi realizada a análise crítica interpretativa dos dados a partir das teorias estudadas. Os resultados indicaram a predominância da ênfase informativa, acerca das temáticas de interesse social. O portal ofereceu uma visibilidade para atores políticos e suas realizações dando publicidade aos processos administrativos; além disto, sugeriu que a comunicação do portal analisado foi uma forma de convergência com os pressupostos teóricos de comunicação pública, porém com maior aderência à comunicação governamental e política, de perfil institucional.
Abstract: The theme of the research contemplated public communication, Government communication, organizational communication, political communication, institutional and social media journalism as theoretical bases, delimiting the study of the strategies of public communication in digital news portal of the Government of the Federal District. The problems of research was represented by the question: how is the process of production, distribution and reception of a Government news agency in the context of public communication? The overall objective was to identify and interpret the processes of a Government news agency in the framework of public communication; the specific objectives are: 1. to know the strategies that guide the production of news and its publication on the portal of a government agency; 2. identify what contents are prioritized for posting in the portal of news; 3. understand how distributed the contents of news agency for posting in the portal of news; 4. map the priority public news agency; 5. understand how the priority public interact with the news agency. We consider how assumptions, incorporating members logic, such as the strategies adopted by the Agency Brasilia news can bring production of specific contents for the portal to direct the news for the attendance of certain priority audiences. The contents are prioritized according to the strategies adopted by the Agency Brasilia news and selected according to the needs of Government. Distribution of content is done strategically in order to achieve the public a priority, taking into account the location of the news on the portal and highlighting the relevant issues. The news are directed and used by the public agency priority Brasilia, which are news reporters and local and national media. The separation of news and the use of social media facilitate interaction with the priority public feeding the process of public communication and satisfying governmental strategies. The methodological path contemplated: delimitation of corpus empirical; literature review on the subject addressed; data collection using interview with the responsible manager with predefined script; content analysis of news portal, during the period of seven days and online questionnaire about the use of the portal of news forwarded to the public agency priority Brasilia. Finally, critical interpretive analysis of the data from the theories studied. The results indicated the predominance of informational, emphasis on the themes of social interest. The portal offered a visibility for political actors and their achievements giving publicity to administrative processes; Furthermore, he suggested that the communication analyzed portal was a form of convergence with the theoretical assumptions of public communication, but with greater adherence to governmental and political communication, institutional profile.
Keywords: comunicação na política
comunicação nas organizações
agências de notícias
governo e imprensa
political communication
public communication
government communication
organizational communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Comunicação
Program: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: ALVES, Rebeca Neves. Caracterização dos processos de produção, distribuição e recepção de uma agência de notícias do governo no contexto da comunicação pública. 2013. 270 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/203
Document date: 28-Oct-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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