???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/196
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias transmidiáticas : as operações de interação entre estudantes e instituições de ensino superior mediadas por mídias digitais
???metadata.dc.creator???: Garcia, Janaína Leonardo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kieling, Alexandre Schirmer
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho propõe uma pesquisa e uma reflexão crítica sobre as implicações que o advento das redes sociais, enquanto novo espaço comunicacional portador de atualizações nas dinâmicas de mediação, de trocas simbólicas entre sujeitos, gerou na postura dos jovens. O esforço, inspirado na semiótica discursiva e nos estudos culturais, parte de uma análise quanto à capacidade de influência das redes sociais na construção de sentido que venha inscrever-se no processo de escolhas de estudantes do terceiro ano do Centro de Ensino Leonardo Da Vinci - Unidade Sul de Brasília. Além disso, buscamos pesquisar o processo de construção de sentido dos agentes comunicacionais dentro das redes sociais Facebook e Twitter. Percebemos após averiguação, que a construção de sentido neste ambiente virtual, acaba por contemplar pouco os aspectos da realidade individual e coletiva. Os jovens testam as novas ambiências, mas suas práticas costumam obedecer ainda à lógica analógica e tradicional, sem efetivar a circulação de sentido e deixar influenciar-se pelas redes sociais para os assuntos que impliquem em decisões relevantes para o indivíduo.
Abstract: This study proposes a research and critical reflection about social networks implications, while new space communication carrier updates the dynamic mediation of symbolic exchanges between subjects, generated in the young people attitude. The effort, inspired by the discursive semiotics and cultural studies, it begins with an analysis regarding the social networks capability to influence the construction of meaning that will apply in the choices for students in the third year of the Centro de Ensino Leonardo Da Vinci- Unidade Sul de Brasília, relative to which graduate education institutions (IES) to attend and what career to pursue, beyond to evaluate how is the interaction process with four IES of Distrito Federal. Moreover, we seek to find the construct process of meaning agents communication within social networks Facebook and Twitter . We realized after investigation, that the construction of meaning in this virtual environment, eventually contemplate some aspects of individual and collective reality. Young people test the new ambiences, but their practices still tend to obey the logic and analog traditional without effecting the sense movement and be influenced by the social networks themselves to the issues involving in decisions relevant to the individual.
Keywords: Redes sociais
Comunicação
Mídia digital
Social networks
Communication
Transmedia
New media
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: GARCIA, Janaína Leonardo. Estratégias transmidiáticas : as operações de interação entre estudantes e instituições de ensino superior mediadas por mídias digitais. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/196
Issue Date: 10-Dec-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janaina Leonardo Garcia.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.