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DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Sandra Francesca Conte dept_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720542U9por
dc.contributor.advisor1Giavoni, Adrianapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785393H9por
dc.date.accessioned2016-06-24T04:23:39Z-
dc.date.available2009-12-09pt_BR
dc.date.issued2009-09-25pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Oralidade e escrita : um processo de mediação semiótica na apropriação de novos conceitos com alunos do 4° ano do ensino fundamental. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1930-
dc.description.resumoEste trabalho de investigação científica é uma pesquisa de característica etnográfica que visa a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na formação de conceitos mediados através da linguagem oral e escrita. O aporte teórico tem como base a perspectiva socio-histórica de Lev S. Vygotsky e seus seguidores. A pesquisa foi desenvolvida com doze alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no município de Várzea Grande, estado de Mato Grosso. Para a coleta de dados, o pesquisador realizou algumas atividades de intervenções didáticas como estratégias de ensino e aprendizagem como o uso de aulas expositivas dialogadas e trabalhos de produções orais e escritas em grupos. As atividades propostas objetivaram-se ao processo de apropriação de conceitos científicos sobre o tema aquecimento global . As produções orais e escritas iniciais e finais dos doze alunos serviram de análise comparativa no que diz respeito à formação do conceito aquecimento global . Os resultados de análise dos dados apontaram que os alunos desenvolveram novas capacidades cognitivas quanto à formação de conceitos caracterizados como pseudoconceitos, que Vygotsky indica como meio para se chegar à formalização dos conceitos científicos.por
dc.description.abstractThis qualitative and scientific work is an ethnografic research which has as its aim to contribute to the teaching-learning process in the concept formation mediated by the oral and written language. The theorical framework is based in the social-historical cultural perspective, chiefly in Lev S. Vygotsky and his followers. The research was developed with twelve pupils from fourth grade elementary school in the city of Várzea Grande, Mato Grosso state. For data collection, the researcher made some activities of interventions such as teaching strategies for teaching and learning lessons such as the use of expository dialogue and work on oral and written productions in groups. The proposed activities aimed at the process of appropriation of scientific concepts on the topic global warming . The production of oral and written initial and final texts of the twelve students served as a comparative analysis with respect to formation of the concept global warming . These results of data analysis points that the pupils developed new higher mental capacities that gave them condition to acquire the level where Vygotsky designed as pseudo-concepts, that is the way to arrive in the scientific concepts for himeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3886/Texto%20completo%20Osvaldo%20Souza%20-%202009.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8984/Texto%20completo%20Osvaldo%20Souza%20-%202009.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVygotskypor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagem de conceitospor
dc.subjectVygotskyeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectlearning conceptseng
dc.subjectfala - escrita - ensino fundamentalpor
dc.subjectaprendizagem - ensino fundamentalpor
dc.subjectteoria da aprendizagem cognitivapor
dc.subjectVygotsky, L. S.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor
dc.titleOralidade e escrita : um processo de mediação semiótica na apropriação de novos conceitos com alunos do 4° ano do ensino fundamentalpor
dc.titleOralidade e escrita : um processo de mediação semiótica na apropriação de novos conceitos com alunos do 4° ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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