Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Sandra Francesca Conte de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720542U9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Giavoni, Adriana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785393H9 | por |
dc.date.accessioned | 2016-06-24T04:23:39Z | - |
dc.date.available | 2009-12-09 | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-09-25 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Oralidade e escrita : um processo de mediação semiótica na apropriação de novos conceitos com alunos do 4° ano do ensino fundamental. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1930 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de investigação científica é uma pesquisa de característica etnográfica que visa a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na formação de conceitos mediados através da linguagem oral e escrita. O aporte teórico tem como base a perspectiva socio-histórica de Lev S. Vygotsky e seus seguidores. A pesquisa foi desenvolvida com doze alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no município de Várzea Grande, estado de Mato Grosso. Para a coleta de dados, o pesquisador realizou algumas atividades de intervenções didáticas como estratégias de ensino e aprendizagem como o uso de aulas expositivas dialogadas e trabalhos de produções orais e escritas em grupos. As atividades propostas objetivaram-se ao processo de apropriação de conceitos científicos sobre o tema aquecimento global . As produções orais e escritas iniciais e finais dos doze alunos serviram de análise comparativa no que diz respeito à formação do conceito aquecimento global . Os resultados de análise dos dados apontaram que os alunos desenvolveram novas capacidades cognitivas quanto à formação de conceitos caracterizados como pseudoconceitos, que Vygotsky indica como meio para se chegar à formalização dos conceitos científicos. | por |
dc.description.abstract | This qualitative and scientific work is an ethnografic research which has as its aim to contribute to the teaching-learning process in the concept formation mediated by the oral and written language. The theorical framework is based in the social-historical cultural perspective, chiefly in Lev S. Vygotsky and his followers. The research was developed with twelve pupils from fourth grade elementary school in the city of Várzea Grande, Mato Grosso state. For data collection, the researcher made some activities of interventions such as teaching strategies for teaching and learning lessons such as the use of expository dialogue and work on oral and written productions in groups. The proposed activities aimed at the process of appropriation of scientific concepts on the topic global warming . The production of oral and written initial and final texts of the twelve students served as a comparative analysis with respect to formation of the concept global warming . These results of data analysis points that the pupils developed new higher mental capacities that gave them condition to acquire the level where Vygotsky designed as pseudo-concepts, that is the way to arrive in the scientific concepts for him | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3886/Texto%20completo%20Osvaldo%20Souza%20-%202009.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8984/Texto%20completo%20Osvaldo%20Souza%20-%202009.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Brasília | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UCB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Vygotsky | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem de conceitos | por |
dc.subject | Vygotsky | eng |
dc.subject | teaching | eng |
dc.subject | learning concepts | eng |
dc.subject | fala - escrita - ensino fundamental | por |
dc.subject | aprendizagem - ensino fundamental | por |
dc.subject | teoria da aprendizagem cognitiva | por |
dc.subject | Vygotsky, L. S. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | por |
dc.title | Oralidade e escrita : um processo de mediação semiótica na apropriação de novos conceitos com alunos do 4° ano do ensino fundamental | por |
dc.title | Oralidade e escrita : um processo de mediação semiótica na apropriação de novos conceitos com alunos do 4° ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Texto completo Osvaldo Souza - 2009.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.