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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O fracasso escolar de jovens e adultos e o imaginário social
???metadata.dc.creator???: Baquero, Fabiola Gomide 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Mariza Vieira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pfeiffer, Cláudia Castellanos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Günther, Isolda de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação teve por objetivo desconstruir-reconstruir a noção de fracasso escolar de jovens e adultos no processo de aquisição da leitura e da escrita no Brasil, como forma de compreender a constituição de uma subjetividade específica e a construção de um imaginário social acerca do "fracassado", em que se constituem sujeito e sentido. A Análise de Discurso foi utilizada como referencial teórico e metodológico, sustentado, principalmente, nos trabalhos de Michel Pêcheux, Eni Puccinelli Orlandi e Mariza Vieira da Silva. Analisando o funcionamento de diferentes discursividades, a partir de discursos que consideramos fundadores deste fracasso, aqueles que estão na base da formação da sociedade capitalista em que a escolarização básica tem lugar fundamental. Analisamos o funcionamento do discurso jurídico, em que o sujeito de direito se constitui, enquanto contraparte necessária do sistema capitalista; o discurso político, pensando nas políticas públicas educacionais; o discurso científico, através de Vygotsky, enquanto uma possibilidade de romper com esse imaginário; e o discurso dos alunos de EJA, em que busquei compreender os seus gestos de interpretação, no que eles pudessem trazer de sentidos novos ou/e antigos do que significa ler e escrever, podendo assim apreender e compreender como as práticas pedagógicas se articulam as práticas sociais e políticas, de forma a encontrar novos caminhos para uma transformação, e podendo também pensar em outros caminhos para ao trabalho com os fenômenos psicopedagógicos.
Abstract: This dissertation aims at deconstructing-reconstructing the conception of school failure of youths and adults in the literacy acquirement process in Brazil, as a way of understanding the genesis of a specific subjectivity and the construction of a social imaginary about the loser , in which subject and meaning. The Discourse Analysis was used as theoretical and methodological reference, based, mainly, in the works of Michel Pêcheux, Eni Puccinelli Orlandi and Mariza Vieira da Silva. By analyzing the operation of different discourses, from the discourses we consider founders of such failure, those which are at the base of the development of the capitalist society, in which basic schooling plays a major role. We analyzed the operation of the judicial discourse, in which the rightful subject is constituted, as a necessary counterpart of the capitalist system; the political discourse, considering the educational public policies; the scientific discourse, through Vygotsky, as a possibility to break apart from this imaginary, and the EJA student s discourse, from which I attempted to understand the gestures of interpretation, about what they could present of new and/or old meanings to what reading and writing mean, allowing, therefore, to understand and comprehend how pedagogical practices articulate with social and political practices, so as to find new ways to a transformation, and also being able to think of new manners to work with psycho-pedagogical phenomena.
Keywords: Fracasso escolar-jovens-Brasil
educação de adultos
educação e estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: BAQUERO, Fabiola Gomide. O fracasso escolar de jovens e adultos e o imaginário social. 2001. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2001.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1898
Issue Date: 7-Nov-2001
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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