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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comunicação organizacional informal : boatos e fofocas nas mídias digitais
???metadata.dc.creator???: Bueno, Jaqueline da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Iasbeck, Luiz Carlos Assis
???metadata.dc.description.resumo???: A motivação para esta pesquisa surgiu de reflexões e discussões nas aulas do curso de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação da Universidade Católica de Brasília. Junto a isso, a nossa participação no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, com um artigo intitulado As cercas da Comunicação: Outros lugares na comunicação interna nas organizações . Atraídos pelo desafio de desenvolver um tema tão polêmico, aprofundamo-nos na sua pesquisa, no âmbito dos estudos da Comunicação Organizacional e buscamos constatar o que ocorre no ambiente das organizações, especificamente nas mídias digitais. Procuramos, então, demonstrar através de uma metodologia descritiva, explicativa e exploratória que o uso apropriado, adequado e administrado dos meios de comunicação da informalidade, como acontece nessas mídias, pode trazer benefícios à organização e não são necessariamente prejudiciais. Ficou evidente que não é produtivo envidar tantos esforços para coibir as interações informais no ambiente organizacional porque são instrumentos de apoio gerencial e também ferramentas eficazes para o sucesso do processo de comunicação como um todo. Alguns autores foram extremamente decisivos na nossa pesquisa teórica: KAPFERER, 1993; SANTAELLA, 2008; LÉVY, 1999; IASBECK, 1997 e KUNSCH, 2009. Outros, apoiados por pesquisas empíricas, tais como DIFONZO, 2009; RAMON-CORTÉS, 2008; TORQUATO, 1986, nos fizeram refletir profundamente sobre as prováveis causas e consequências da Comunicação Informal e dos Boatos. Os resultados dessa pesquisa trazem contribuições críticas e ampliam o estudo científico da comunicação, inserindo aí intervenções que vão desde a análise da morfologia das fofocas e dos boatos até o estudo dos benefícios que a sinergia interativa proporciona em ambientes administrados. As mídias digitais foram o espaço privilegiado das observações, implicações pragmáticas e simbólicas aqui analisadas que geraram inestimáveis subsídios estratégicos de auxílio à gestão.
Abstract: The motivation for this research came from discussions and reflections on the of postgraduate studies classes in Communication at the Catholic University of Brasilia. Along with this, our participation in the XXXIV Brazilian Congress of Communication Sciences, with an article entitled "Fences Communication: Other places on the internal communication in organizations." Lured by the challenge of developing a subject as controversial deepened it us in their research, the studies of Organizational Communication and seek see what happens in the environment of organizations, specifically in digital media. We thus to demonstrate through a descriptive analysis, explanatory and exploratory use appropriate, adequate and given the media of informality, as these media can benefit the organization and are not necessarily harmful. It was evident that it is not productive make many efforts to curb informal interactions in the organizational environment because they are instruments of management support as well as effective tools for successful communication process as a whole. Some authors have been extremely critical in our theoretical research: Kapferer, 1993; Santaella, 2008; Levy, 1999; IASBECK, 1997 and Kunsch, 2009. Others, supported by empirical research, such as DiFonzo, 2009; RAMON-CORTÉS, 2008; TORQUATO, 1986, made us think deeply about the probable causes and consequences of informal communication and Rumors. The results of this research bring critical contributions and expand the scientific study of communication, then inserting interventions ranging from the analysis of the morphology of gossip and rumors to the study of the benefits that synergy delivers interactive environments administered. The digital media were the privileged space of observations, pragmatic and symbolic implications discussed here that generated invaluable aid subsidies strategic management.
Keywords: comunicação nas organizações
mídia digital
boatos (opinião pública)
cultura organizacional
comunicação
organizational communication
informal communication
rumor and gossip
digital media
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: BUENO, Jaqueline da Costa. Comunicação organizacional informal : boatos e fofocas nas mídias digitais. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/189
Issue Date: 25-Jun-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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