Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1889
Type: | Dissertação |
Title: | Atribuição de causalidade ao insucesso nas provas do simulado do PAS, por alunos e professores do ensino médio: um estudo de caso |
Author(s): | Jung, Lino Matias ![]() |
First Advisor: | Almeida, Sandra Francesca Conte de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Caliman, Geraldo |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Neves, Marisa Maria Brito da Justa |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Rossi, Tânia Maria de Freitas |
Summary: | Este trabalho tem como ponto central a atribuição de causalidade ao insucesso escolar no en-sino médio. São analisadas as atribuições feitas por alunos que vivenciaram o insucesso em provas simuladas e por seus professores. Na breve revisão da literatura constatou-se que o fracasso escolar é conseqüência de inúmeros fatores, que é um fenômeno multifacetado, ex-pressão do muito que precisa ser feito em termo de educação, e revela-se um problema recor-rente na história educacional brasileira. Entretanto, apesar de manifestar-se no aluno, sujeito em aprendizagem, o insucesso escolar é resultado da interconexão de muitas causas e influên-cias, das quais fazem parte a escola e a família. Assim, este trabalho visa buscar esclarecer alguns aspectos do insucesso escolar usando-se o recurso teórico-metodológico da atribuição de causalidade. Teve-se por objetivos identificar as causas atribuídas ao insucesso em provas simuladas do PAS, por alunos do ensino médio e seus professores, estabelecer semelhanças e diferenças entre os grupos e relacionar as causas atribuídas com as citadas na literatura e tam-bém correlacionar valores atribuídos, pelos grupos, a situações da vida escolar. A investigação foi realizada em uma escola particular, com alunos do ensino médio, com média abaixo de cinco nas provas simulados do PAS, e seus professores. Os dados foram coletados mediante um questionário com questões abertas e fechadas. A análise dos dados evidenciou as atribui-ções de causalidade à falta de esforço, não cumprimento dos programas de estudo, dificuldade da tarefa, ajuda e falta de preparo, já citadas na literatura, confirmando-se a importância des-sas dimensões na explicação do insucesso escolar. As atribuições de causalidade se concen-tram em dimensões que preservam a imagem dos sujeitos e permitem manter perspectivas de êxitos futuros. Tanto para os alunos como para os seus professores a causa principal do insu-cesso é a falta de motivação/esforço. |
Abstract: | This study is a result of an analysis to find out to whom the causes of failure in gaining knowledge by high school students should be ascribed. The analysis is based on written in-formation by students who failed in simulative tests, designed both by a university or by their own teachers. A succinct looking over their statements made it clear that failure is the conse-quence of a set of reasons, that it is a multifaceted phenomenon, that expresses how much is still to be done and learned in the area of education; it discloses a recurring problem within the Brazilian history of education. Though, spite of revealing itself in the student, the subject of learning, the failure in school is the result of the interconnection of many causes and in-fluences, including the ones coming from the school as well as the ones coming from the fam-ily. Thus, in this essay it was tried to clarify some of the aspects of the failure at school, by using the theoretic-methodological norm of assigning causalities. It was tried to identify the causes of failure in simulative tests by de PAS, in order to establish similarities and differ-ences among the several groups, by confronting them with the information dealing with the causes of failure got from the students, as well as correlating the values the groups attributed to circumstances of the school life. The research was made in a private school, with students of the medium level, with an average grade below 5.0 got at the simulated test. The analysis made it clear that the causes mostly must be ascribed to deficiency in effort, omission in ful-filling written tasks, difficulties met in some tasks, lack of assistance, and lack of previous studies. According to the students and their teachers, the main cause of failure is lack of moti-vation and endeavor. |
Keywords: | atribuição de causalidade insucesso motivação interesse attribution of causality failure motivation concern endeavor fracasso escolar - estudo de casos; ensino médio; motivação na educação; professores e alunos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Parents: | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Psicologia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | JUNG, Lino Matias. Atribuição de causalidade ao insucesso nas provas do simulado do PAS, por alunos e professores do ensino médio: um estudo de caso. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1889 |
Document date: | 31-Mar-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Texto completo Lino Jung - 2008.pdf | 389.19 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.