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Type: Dissertação
Title: Inclusão de alunos autistas no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores regentes
Author(s): Martins, Mara Rubia Rodrigues 
First Advisor: Almeida, Sandra Francesca Conte de
First co-advisor: Rossi, Tânia Maria de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brasil, Kátia Cristina Tarouquella
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carvalho, Erenice Natália Soares
???metadata.dc.contributor.referee3???: Medeiros, Cynthia Pereira de
Summary: Esta pesquisa analisou e discutiu as concepções de professores regentes de classes inclusivas com alunos autistas e a influência destas concepções em suas práticas pedagógicas. Apreendeu as concepções dos professores sobre o processo de inclusão escolar, causas e características do autismo, benefícios, facilidades e dificuldades encontradas pelos alunos autistas no processo de inclusão escolar. Investigou a opinião dos professores acerca de sua formação nos aspectos que se relacionam à inclusão escolar e, especificamente, a inclusão de alunos autistas. Identificou os recursos e adaptações que os professores utilizam em sua prática pedagógica na escolarização de alunos autistas em classes inclusivas. O delineamento metodológico foi de natureza qualitativa e a pesquisa de tipo etnográfico. Foram realizadas vinte e três entrevistas semi-estruturadas com professores de 1ª à 6ª Séries do Ensino Fundamental, de escolas públicas da Diretoria Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro, Distrito Federal. O referencial teórico adotado foi a psicanálise, considerando a singularidade e as vicissitudes da constituição do sujeito no autismo. Utilizou-se a análise de conteúdo das respostas das entrevistas realizadas, organizando-as em treze categorias temáticas. Os resultados indicaram que apesar dos professores terem uma adequada formação acadêmica, suas concepções e práticas sobre a inclusão escolar de autistas são limitadas e restritivas, enfocando, principalmente, os aspectos ligados à socialização e à democratização do ensino. Sua compreensão acerca do autismo permite que se perpetue a idéia de que os autistas vivem em um mundo à parte, isolados da realidade. O conceito de autismo girou em torno da reprodução do discurso médico hegemônico, que enfatiza as características nosográficas do espectro e se fundamenta em causas orgânicas deterministas e conclusivas. Os dados relativos aos fatores que facilitam e dificultam a inclusão de autistas no ensino regular aparecem, em sua maioria, fazendo um contraponto entre si e dizem respeito, sobretudo, às características comportamentais e cognitivas dos alunos. As queixas sobre a formação específica foram reiteradamente repetidas. A maioria dos entrevistados utiliza algum tipo de adaptação pedagógica curricular. Os resultados da pesquisa apontaram para a congruência e semelhança de concepções e práticas pedagógicas entre os dois grupos de professores investigados. A educação terapêutica, prática interdisciplinar que visa à reestruturação psíquica do sujeito autista, foi apresentada como proposta de atendimento educacional aos alunos autistas inclusos no ensino regular, bem como a criação de um espaço de interlocução e de escuta dos professores, de modo que estes possam re-significar suas angústias e rever suas certezas, desconstruir saberes e aprender a conviver com a impossibilidade radical de uma educação ideal, apostando no saber e no desejo de que, pelo ato educativo, um sujeito-aluno possa advir.
Abstract: This research had discussed and analysed the inclusive classroom teacher s constructs about pupils with autism and the influence of their constructs on their pedagogic practices. It apprehended teacher s constructs on the educational inclusion process, autism causes and characteristics, advantages, pros and cons found by pupils with autism in the inclusion process. It investigated teacher s opinion about their qualification regarding inclusion and, in particular, the inclusion of pupils with autism. It identified resources and adaptations made by teachers into their practice on teaching pupils with autism in inclusive classrooms. The methodology design was qualitative and, the research ethnographic. Twenty three semi-structured interviews were done with teachers form the 1st to the 6th levels of the elementary school of State schools of the Regional Management of Plano Pilto/Cruzeiro of the Federal District. The theoretical approach used was psychoanalytic depicting the singularity and vicissitudes of the constitution of the autistic subject. Analyses of the interviews were organized in thirteen thematic categories. Results indicated that, although teachers have an adequate academic qualification, their constructs and practices on the inclusion of pupils with autism in schools are limited and restricted, focusing, in particular aspects of the socialization and democratization of education. Their perceptions on autism permit that the idea of autistics living in a separate world isolated from reality continues. The autism concept was based on the hegemonic medical discourse that emphasizes the nosography characteristics of the spectrum and is based on determinist and conclusive organic causes. Information on aspects that facilitate or make difficult the inclusion of autistics in mainstream education make, in its majority, a counterbalance and, are over all about the behavioural and cognitive characteristics of pupils. Complaints about specific qualification were persistently recurrent. The majority of the interviewees make use of some kind of curriculum adaptation. Findings point to a correlation and similarity of constructs and pedagogic practices between both investigated teachers groups. Therapeutic education, inter-disciplinary practice which objectivises the autistic subject s psychic rehabilitation were presented as an educational approach for the pupils with autism included in the mainstream education, as well as the creation of an interlocution space for teachers to be listened in order to them to re-signify their worries and review their certainties, deconstruct knowledge and, learn to live with the radical impossibility of an ideal education, trusting in the knowledge and in the desire that through education, a subject-student may emerge.
Keywords: inclusão escolar
educação terapêutica
educational inclusion
autism
psychoanalyses
therapeutic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: MARTINS, Mara Rubia Rodrigues. Inclusão de alunos autistas no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores regentes. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1887
Document date: 10-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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