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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência mental
???metadata.dc.creator???: Abreu, Márcia Cristina Barreto Fernandes de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rossi, Tânia Maria de Freitas
First advisor-co: Almeida, Sandra Francesca Conte de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cárdenas, Carmen Jansen de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Sandra Maria Faleiros
???metadata.dc.description.resumo???: Os objetivos do trabalho foram identificar os níveis de abrangência da generalização e da abstração que crianças com deficiência mental apresentam durante a constituição de conceitos científicos em processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e analisar a utilização de tais conceitos em uma situação descontextualizada (prova de classificação do quarto excluído). Para o alcance dos objetivos houve a necessidade de buscar fundamentação teórica acerca do desenvolvimento atípico, desenvolvimento do pensamento e da linguagem, formação de conceitos e representação do conhecimento com foco na perspectiva histórico-cultural em psicologia. A pesquisa desenvolvida é pautada na abordagem qualitativa, com utilização de análise microgenética para investigar características da constituição dos conceitos relativos à classificação dos seres vivos em crianças com deficiência mental. Participaram da investigação seis crianças de faixa etária entre 9 (nove) e 11(onze) anos, alunos de uma escola da rede pública da cidade de Combinado Tocantins, regularmente matriculadas em uma turma da educação especial, direcionada para o atendimento específico da deficiência mental. Na coleta das características em sala de aula foi utilizada a observação semi-estruturada de 30 horas/aula coletivas e a verificação do conceito em situação descontextualizada foi realizada por meio da aplicação individual da classificação do quarto excluído. Durante as aulas, os participantes do estudo demonstraram desenvolver o conceito acerca da classificação dos seres vivos, utilizando vínculos cada vez mais elaborados de abstração e generalização, alcançando o nível do pseudoconceito. No entanto, na atividade do quarto excluído os alunos apresentaram níveis de pensamento menos elaborado com características do pensamento por complexo, na fase chamada coleções. Aponta que crianças com deficiência mental estudadas apresentam dificuldade na internalização e posterior transferência da classificação de conceitos apreendidos quando submetidos a tarefas de natureza formal reflexiva natureza formal. Desvinculam o raciocínio lógico da experiência prática, conforme atesta a diferença dos níveis de desenvolvimento do conceito nas situações pesquisadas. Os resultados apontam para a necessidade de uma estrutura escolar que considere as peculiaridades de funcionamento da criança com deficiência mental de modo a promover o desenvolvimento de sua a lógica interna.
Abstract: The purposes of this study were to identify the generalization levels of embracing and abstraction that children with mental retardation present during the constitution of scientific concepts in teaching-apprenticeship process (classroom) and analyze the utilization of the concepts is a descontextualized situation (classification test of the fourth deleted) To reach the purposes, was necessary to pursuit theory fundamentals regarding the atypical development, thoughts and language development, concept formations and knowledge presentation, focusing on cultural-historic perspective of psychological theory. The research developed is methodic on the qualitative embracement, using the micro genetic analyses to investigate characteristics of the concept constitution related to the beings classification in children with mental disease. Took part of the investigation 6 (six) children, aged between 9 (nine) and 11 (eleven) years old, who are students from a public school in Combinado Tocantins, properly enrolled in a special education class, focusing specifically in mental deficiency. To characteristics gathering in classroom, was used the semi structured observation of common 30 hours/class and the characteristics of the concepts in a descontextualized situation were gathered in a application, individual, of the fourth deleted classification. During classes, the participants of the study showed to develop concept embracing living creatures classification, using links even more elaborated of abstraction, reaching the level of the pseudo concepts. However, in the activity of the fourth deleted, the students presented a thought less elaborated, with characteristics of the complex thought degree, a phase called collections . Pointing out that children with mental retardation demonstrate difficulty in absorption and later classification transfer of the concepts learned when exposed to reflexive formal sort duties. They disconnect the logical judgment from the practical experience, according to differences of concept development levels in the researched situations. The results indicate the necessity of a scholar structure that considers the functioning peculiarities o a child with mental retardation in a way that promotes its logical intern development.
Keywords: crianças deficientes - educação
crianças - desenvolvimento
cognição nas crianças
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de. Desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência mental. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1882
Issue Date: 14-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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