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Type: Dissertação
Title: Histórias de vida de professores e as marcas de um estilo: educar: uma tarefa possível
Author(s): Paulo, Thais Sarmanho 
First Advisor: Almeida, Sandra Francesca Conte de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kupfer, Maria Cristina Machado
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amparo, Deise Matos do
???metadata.dc.contributor.referee3???: Almeida, Tânia Mara Campos de
Summary: Esta pesquisa investiga as relações entre as experiências de vida pessoal/subjetiva do professor e sua identidade/prática profissional e como aquelas fornecem o suporte para que a transmissão do conhecimento aconteça por meio de um estilo singular e criativo, com conseqüentes resultados gratificantes para o processo ensinar-aprender. Considerando que a prática educativa é determinada pelas histórias de vida do professor e por suas experiências escolares, ao invés de contextualizar as escolhas profissionais apenas na perspectiva das circunstâncias históricas e sociais que balizaram tais oportunidades, interessa, nesta pesquisa, saber como os professores vivenciaram sua trajetória de vida e qual a sua relação com a prática profissional e a possibilidade de auto-realização no exercício do magistério. Foram sujeitos da pesquisa 17 alunos e ex-alunos do PIE UnB (Pedagogia para professores em exercício na educação básica infantil e fundamental), inseridos no curso de formação continuada Memória educativa e subjetividade docente: do imaginário ao simbólico, realizado inter-institucionalmente pela UnB e UCB. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a memória educativa dos professores, analisados qualitativamente, e os resultados interpretados à luz da teoria psicanalítica. As conclusões do trabalho apontam, para além das questões subjetivas e experiências singulares dos educadores, que é preciso pensar o processo de formação de professores em sua complexidade histórica e particular, refletindo junto com o professor e a partir dele, sua prática e tudo que lhe escapa: seu ciclo de vida, seus sentimentos, as vivências de seu ofício e como estes se afetam mutuamente, constituindo sua história de vida. É de fundamental relevância, para introduzir qualquer mudança na práxis educativa dos professores e na reorientação das ações e dispositivos de formação, compreender e implicar a história de vida pessoal do professor na sua trajetória profissional, pois ambas constituem a dupla face do ser professor.
Abstract: This study researches the relations between the personal/subjective life experiences of the teacher and his/her professional identity/practice, and how the life experiences give support to the process of transmitting knowledge so that it might take place through a unique and creative style with gratifying results for the teaching-learning process. Considering that the educational practice is determined by the life stories of teachers and by their school experiences, instead of putting into context the professional choices merely in the perspective of historical and social circumstances that were a basis for such opportunities, this study is interested in how the teachers lived their life trajectory, and what is their relationship with their professional practice, and the possibility of self-realization in teaching. The subjects of this study were 17 students and former students of the PIE UNB (Pedagogy for teachers for basic preschool education and elementary education), who were part of the continued formation course Educational memory and teacher subjectivity: from the imaginary to the symbolic, carried out by two institutions: UnB and UCB. The data collection tool used was the educational memory of the teachers, qualitatively analyzed, and the results interpreted in light of psychoanalytic theory. The conclusions of the study lead to the fact that beyond subjective issues and unique experiences of the educators, it is necessary to think of the teacher formation process within its historical and unique complexity, reflecting along with the teacher, and with the teacher as a starting point, about their practice and everything that escapes them: their life cycle, their feelings, what they live through their work, and how all of these aspects affect one another, forming their life story. To introduce any change in the educational practice of teachers and in the reorientation of actions and provisions of their formation, it is extremely relevant to understand and include the personal life story of the teacher in their professional trajectory, since both aspects form the double face of the being teacher.
Keywords: professores formação; psicanálise; educação
formação de professores
psicanálise
educação
memória educativa
formation of teachers
psychoanalysis
education
educational memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: PAULO, Thais Sarmanho. Histórias de vida de professores e as marcas de um estilo: educar: uma tarefa possível . 2006. 113 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1868
Document date: 22-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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