???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1863
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Trágica trama: o abuso sexual infantil representado no filme má educação
???metadata.dc.creator???: Abreu, Maria Aparecida Martins de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Faleiros, Vicente de Paula
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Ondina Pena
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do presente estudo foi levantar reflexões a respeito da problemática do Abuso Sexual Infantil através da analise do filme Má Educação , de autoria do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. O foco desse Estudo de Caso foi a interação entre o abuso de poder do Pedófilo (Abusador) e o abuso sexual sofrido pelo Vitimizado, como representado no filme. A pesquisa foi conduzida tendo como suporte teórico e metodológico a Analise do Discurso de linha francesa, as teorias e estudos sobre Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, o aporte da teoria psicanalítica e as teorias sobre o cinema como linguagem e prática social. O filme, como corpus do trabalho, foi transcrito para obtenção de dados para análise. O discurso verbal foi retirado da narrativa textual, e o discurso não-verbal, do recorte das imagens pertinentes aos objetivos previamente estabelecidos. O estudo possibilitou um delineamento do perfil dos personagens: o Abusador/Perpetrador e o Vitimizado. A análise evidenciou a interação e a dinâmica da violência, do silêncio imposto e do abuso de poder no cenário do Abuso Sexual Infantil
Abstract: The aim of this study is to bring up the thoughts about the problematic of the Child Sexual Abuse, discussing Má Educação by Pedro Almodóvar, a Spanish film maker. The centre of interest in this case study is the interaction between the authority abuse by the pedophile (or perpetrator) and the violence suffered by the victims of the sexual abuse played on the movie. As a theoretical and methodological support, it was applied the Analysis of Discourse within the French approach, besides the theories, papers and another case studies about the Sexual Abuse of Children and Teenagers, in addition to the Psychoanalysis theories and theories about the cinema as a language and as a social usage. Such film, as corpus of the study, it was transcribed in order to obtain the verbal discourse through the textual narrative, while the non verbal discourse, by means of pertinent pictures to the previous aims. The study has favored to sketching out a psychological profile of the both characters: the perpetrator and the victims. It was possible to evidence the interaction and the dynamic of the violence, the imposed silence and the authority abuse in the Child sexual abuse frame
Keywords: abuso sexual infantil
abuso de poder
violência
silêncio-imposto
cinema
child sexual abuse
authority abuse
violence
imposed silence
cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ABREU, Maria Aparecida Martins de. Trágica trama: o abuso sexual infantil representado no filme má educação. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1863
Issue Date: 15-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria aparecida.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.