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Type: Dissertação
Title: Representações sociais das disciplinas antropologia da religião e ética, por estudantes da Universidade Católica de Brasília
Author(s): Caetano, Maria José Pereira 
First Advisor: Faleiros, Vicente de Paula
Summary: O presente estudo trata de uma pesquisa empírica, que objetivou compreender e descrever as representações sociais das disciplinas de Antropologia da Religião e Ética por estudantes da Universidade Católica de Brasília - UCB, respondendo a seguinte questão: como as representações sociais das disciplinas de Antropologia da Religião e Ética são construídas, comunicadas, objetivadas e ancoradas no contexto pessoal, social e técnico-profissional do estudante. As hipóteses de estudo são: a) as disciplinas de Antropologia da Religião e Ética cumprem o seu papel institucional de formação humanística na percepção dos estudantes; b) os estudantes das disciplinas de Antropologia da Religião e de Ética consideram estascomo desnecessárias em sua formação humana e profissional. Os formulários de pesquisa foram aplicados pela internet na ferramenta Google Docs, com uma amostra de conveniência de 452 estudantes universitários, com idade variando entre 18 e 58 anos de idade, de ambos os sexos e cursos superiores diversificados, os quais formaram dois grupos: 272 estudantes para disciplina de Antropologia da Religião e 180 para a disciplina de Ética. O referencial teórico adotado foi a abordagem da Teoria das Representações Sociais, com enfoque estrutural a partir dos autores Serge Moscovici e Jean-Claude Abric. Utilizamos a metodologia qualitativa-quantitativa para a coleta de informações, empregando um questionário semiestruturado para o levantamento do perfil sociodemográfico, as representaçõese os procedimentos da associação livre de palavras, com os termos indutores antropologia da religião? e ética?; e a Escala Tipo Lickert para consulta de opinião marcando as afirmações em níveis de concordância. O tratamento e análise dos dados foram realizados por dois softwares: Ensemble de Programmes Permettant L analyse dês Evocations Evoc-2003 e Statistical Package for Social Science version 20 SPSS. As análises quantitativas dos resultados evidenciam, que a primeira hipótese é referendada pelos estudantes, e estes percebem a importância das disciplinas Antropologia da Religião e de Ética, no processo de formação humanística e ensino-aprendizagem, como demonstram os resultados das questões14-17. Os resultados para a segunda hipótese apresentam rejeição nas questões 18 e 20 e em parte confirmada pela questão 19, para a disciplina de Antropologia da Religião. E são totalmente rejeitados pelos estudantes da disciplina de Ética. A análise qualitativa fica ilustrada com as falas dos estudantes, que explicitaram as suas percepções sobre as disciplinas, enquanto os dados quantitativos foram descritos e analisados, usando as afirmações colhidas pela Escala do Tipo Lickert. As discussões dos resultados indicam que as representações sociais das disciplinas Antropologia da Religião e Ética dos estudantes têm os seus conteúdos ancorados em dois eixos: a) Primeiro eixo, voltado às relações humanas e crenças: estudarcompreender, respeito-tolerância, diversidade, homem-humanidade, alteridade-ética,Deus e história; b) Segundo eixo: voltado para a formação pessoal e valores:caráter-conduta, cidadania-direitos, honestidade, moral normas-leis, refletir-agir, respeito, sociedade e valores. Estes conteúdos se objetivam nas práticas culturais e sociais.
Abstract: This study is an empirical research that aimed to understand and describe the social representations of the disciplines Ethics and Anthropology of Religion by students of the Catholic University of Brasilia, answering the question: how social representations of the disciplines Ethics and Anthropology of Religion are built, communicated, objectified and anchored in personal, social and technicalprofessional context of the student. The study hypotheses are: a) the Anthropology of Religion and Ethics disciplines fulfill its institutional role of humanistic education in the perception of the students; b) the students of Anthropology of Religion and Ethics consider them as unnecessary in their human and professional training. The surveyforms were applied by the internet in Google Docs tool, with a convenience sample of 452 college students, aged between 18-58 years, of both sexes and diversifiers undergraduate courses, which formed two groups: 272 for Anthropology of Religion and 180 for Ethics. The adopted approach was the Theory of Social Representations, with a structural approach to the authors Serge Moscovici and Jean-Claude Abric. It was used the qualitative and quantitative methodology for collecting information with a semistructured questionnaire for raising: sociodemographic profile, the representations, and the procedures of words free association, with inductors terms for 'Anthropology of Religion' and 'Ethics'; and Lickert Scale to opinion consultation marking the assertions in accordance levels. The treatment and data analysis were performed by two softwares: Ensemble de Programmes Permettant L analyse dês Evocations Evoc-2003 and Statistical Package for Social Science version 20 SPSS. The quantitative analysis of the results has evidenced that the first hypothesis is endorsed by students who realize the importance of the Anthropology of Religion and Ethics disciplines in the process of humanistic and teaching-learning training, as shown by the results of questions 14-17. The results for the second hypothesisshowed rejection on 18 - 20 issues and have confirmed partially by the question 19, for the Anthropology of Religion discipline and are totally rejected by Ethics discipline students. The qualitative analysis was permeated by the speeches of the students who expressed their perceptions of the disciplines, while quantitative data were described and analyzed, using the affirmatives made by Likert type scale. The discussions of the results indicate that the social representations by the students of the disciplines Anthropology of Religion and Ethics have their contents anchored ontwo axes: a) First axis is geared to human relationships and beliefs: studycomprehend, respect-tolerance, diversity, man-humankind, otherness-ethics, God and History; b) Second axis is geared to personal formation and character-conduct values, Citizenship-rights, honesty, moral, norms-laws, reflect-act, respect, society and values. These contents are objectified in cultural and social practices.
Keywords: Psicologia, Psicologia social, Estudantes, Representaçao social, Ensino, Aprendizagem, Religião, Ética
Undergraduate student
Social representation
Teaching-learning
Religion
Ethics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: CAETANO, Maria José Pereira. Representações sociais das disciplinas antropologia da religião e ética, por estudantes da Universidade Católica de Brasília. 2015. 206 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1859
Document date: 6-Nov-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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