???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1843
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Informática na educação : percepção de gestores, professores e alunos do ensino médio em Santarém - PA
???metadata.dc.creator???: Almeida, Francisco Edson Gomes de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Erenice Natália Soares
???metadata.dc.description.resumo???: A informática está na pauta de todas as organizações da sociedade civil organizada. Na escola as mudanças ocorrem de maneira gradual e muito lenta, porém as mudanças do ponto de vista tecnológico têm avançado em todos os níveis. A criação dos laboratórios é uma novidade que tem trazido consigo reformulação das estruturas bem como mudanças nas metodologias dos professores e alunos. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal analisar a percepção de gestores, professores e alunos acerca das práticas pedagógicas presentes nos laboratórios escolares de ensino médio do turno noturno na cidade de Santarém, Estado do Pará. Tem como marcos teóricos, o Instrucionismo, Interacionismo e o Construcionismo. Descrever quais as estratégias de ensino utilizadas, verificar as ações educativas realizadas pelos professores, gestores e estudantes no laboratório de informática, e identificar as diferenças e semelhanças no uso destes laboratórios na educação de escolas do centro e da periferia da cidade de Santarém. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo, com a aplicação de questionários, registro em diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com professores, gestores e alunos. Os principais resultados desta pesquisa revelaram que há uma ausência de metodologias apropriadas ao espaço escolar. Há um descompasso entre a percepção dos gestores, professores e alunos sobre a utilização desse espaço. Dentre os vários aspectos detectados é possível observar: falta de pessoal especializado para coordenar os laboratórios escolares nos três turnos, ausência de uma programação pedagógica de uso do computador e do laboratório. Na percepção dos professores, apesar de enfatizarem que o uso dos laboratórios é importante, o tempo e a excessiva carga horária assumida por eles não oportuniza para que seja realizado um bom trabalho. Na percepção dos alunos do turno matutino, o laboratório serve apenas para a exibição de vídeos temáticos ligados a disciplina ou utilizado eventualmente para acesso as redes sociais e muito raramente para pesquisas ligadas as disciplinas. Conclui-se, portanto, que ainda falta muito investimento por parte do governo e maior discernimento por parte dos professores em participar mais dessa nova realidade e se envolver de maneira efetiva transformando esse espaço em local de vivências, descobertas e aprendizagens baseadas em curiosidades científicas.
Abstract: The data processing is on the ruling of all organizations in civil society. In school the changes occur gradually and slowly from a technological standpoint has advanced at all levels. The creation of laboratories is a novelty that has brought with itself reshaping of the structures as well as changes in the methodologies of teachers and students. This dissertation aims to analyze the perception of managers, teachers and students about the pedagogical practices present in school labs of night high school in the city of Santarém Pará. Having as theoretical guide the instructionism, Interactionism and the constructionism. Beyond to describing what teaching strategies are used, check the educational activities undertaken by teachers, administrators and students in the computer lab and identify the differences and similarities in the use of these computer labs in schools and education center on the outskirts of the city of Santarém. Has adopted as methodology the field research with questionnaires, field journaling and informal interviews. With the main results of this research has revealed that there is an absence of appropriate methodologies to school space. There is a mismatch between the perception of managers, teachers and students about the use of that space. Among the various aspects detected is possible: lack of specialized staff to coordinate school laboratories in three periods, lack of educational programming for computer use and lab. In the perception of teachers despite emphasizing that the use of the laboratories is important to say that time and excessive workload assumed by them make no room for a good job done. In the perception of students of morning period emphasize that the lab is only for the display of thematic videos related discipline or possibly used to access social networks and barely for research in related disciplines. Conclusion is therefore that there is still a lot of investment by government and greater understanding by teachers participate more in this new reality and engage effectively turning this space into a place of discovery and scientific curiosity -based learning experiences.
Keywords: Santarém (PA)
psicologia
informática educacional
professores
estudantes
ensino médio
data processing in education
constructionism
instructionism
pedagogical practices
perception
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ALMEIDA, Francisco Edson Gomes de. Informática na educação : percepção de gestores, professores e alunos do ensino médio em Santarém - PA. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1843
Issue Date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Edson Gomes de Almeida.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.