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Type: Dissertação
Title: Inclusão escolar do estudante com altas habilidades/superdotação : estudo de caso em uma escola pública federal de Brasília
Author(s): Silva, Adriane Gallo Alcantara da 
First Advisor: Fukuda, Cláudia Cristina
Summary: Muitos avanços têm ocorrido na área das altas habilidades/superdotação (AH/SD), porém, ainda, percebe-se que mitos e ideias equivocadas estão presentes no discurso e na prática de profissionais da educação. Tais mitos dificultam que sejam inseridas novas propostas e estratégias educacionais que contribuam para o desenvolvimento das habilidades superiores e, consequentemente, para a efetivação do processo de inclusão do estudante com AH/SD no contexto da escola regular. Ainda que a legislação brasileira assegure ao superdotado um atendimento educacional especializado, quando se discute a educação inclusiva, por muitas vezes, esquece-se desse aluno. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão no contexto da escola regular de um estudante com AH/SD de uma escola pública federal de Brasília, com base na percepção desse estudante, de sua família e de seus professores. Uma abordagem qualitativa foi utilizada neste estudo de caso; os dados foram coletados por meio de três roteiros de entrevista semiestruturada, sendo posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Participaram desta pesquisa um estudante com AH/SD, seus pais e três de seus professores, sendo dois professores das disciplinas em que o estudante apresentava maior habilidade e um de outra disciplina. A fim de entender o processo de inclusão escolar do aluno com habilidade superior, foram identificadas as seguintes categorias: a concepção dos participantes sobre AH/SD, a concepção sobre a inclusão escolar do estudante com AH/SD e o processo de inclusão do estudante com AH/SD na escola regular. No que diz respeito às concepções dos participantes sobre AH/SD, constatou-se que eles relacionavam AH/SD a facilidade de aprender, fator que diferencia o superdotado de seus pares. No entanto, algumas características do estudante talentoso foram desconsideradas e mitos evidenciados. Sobre a inclusão escolar do estudante com AH/SD as concepções dos participantes divergiram entre: ser um desafio com necessidade de mudanças nas concepções dos profissionais, necessidade de formação adequada; e um processo que deveria ocorrer naturalmente. Os resultados indicaram que existiam, no contexto escolar, aspectos que necessitavam ser melhorados e outros a serem implantados, para que tal inclusão contribuísse de forma eficaz para o desenvolvimento do estudante com AH/SD. Entre as principais barreiras para efetivação do processo inclusivo do estudante com AH/SD encontrou-se: o desconhecimento sobre AH/SD, a formação docente inadequada, ausência de orientações sobre o fazer pedagógico em prol do superdotado, a carência de diálogo entre o contexto escolar e familiar e o limitado apoio do sistema educacional. Todos os participantes reconheceram a importância de se buscar novas estratégias que favoreçam o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com AH/SD no contexto da escola regular. Apesar do estudante com AH/SD ser integrante do corpo discente dessa instituição escolar, considerou-se que não ocorreram modificações satisfatórias que pudessem favorecer o desenvolvimento do potencial superior.
Abstract: Many advances have occurred in the area of high ability/giftedness (HA/G), however, there are still myths and misconceptions that are present in the discourse and practice of education professional. These myths hamper the adoption of new proposals and educational strategies that contribute for the development of higher skills and, thus, for the effectiveness of the process of students with HA/G inclusion in grade school context. Although the Brazilian law ensures to the gifted a specialized educational support, they are often forgotten in inclusive education scenario. This study aimed to examine the process of inclusion of a student with HA/G in a public school in Brasilia, based on the perception of these student, his familis and teachers. A qualitative approach was used in this case study. Data were collected through three semi-structured interviews scripts, which were subsequently subjected to content analysis. A student with HA/G, his parents and three of his teachers participated in this research. Two of the selected teachers taught the subjects the student had higher ability. The third teacher taught the other subject. In order to understand the process of school inclusion of students with higher ability, the following categories were identified: the conception of the participants on HA/G, the conception of the school on inclusion of students with HA/G and the process of inclusion of students with HA/G in grade schools. With regards to the views of participants on HA/G, it was found that they were related to easiness to learn, a factor that differentiates the gifted from their peers. However, some characteristics of gifted student were disregarded and myths were evidenced. Regarding the inclusive education of student with HA/G, the conceptions of participants differed between: being a challenge in need of shifting conceptions of professionals, as well as the need for proper training; and a process that should occur naturally. The results indicated that there were aspects that needed to be improved and others to be implemented in the school context, so that such inclusion would contribute effectively to the development of student with HA/G. As for the main barriers towards the process inclusion of student with HA/G, the study revealed: unawareness of HA/G, inadequate teacher training, lack of guidance on the pedagogical practices for the gifted, lack of dialogue between the school context and family as well as the limited support of the educational system. All participants recognized the importance of seeking new strategies that enhance the care and the development of students with HA/G in the context of grade school. Despite the student with HA/G being a member of the student body of this academic institution, it was considered that there were no satisfactory changes that could favor the development of the higher potential.
Keywords: psicologia
inclusão escolar
superdotados
família
educação
educação e estado
school inclusion
high ability / giftedness
family-school relationship
federal public school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SILVA, Adriane Gallo Alcantara da. Inclusão escolar do estudante com altas habilidades/superdotação : estudo de caso em uma escola pública federal de Brasília. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1837
Document date: 18-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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