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Type: Dissertação
Title: Barreiras à criatividade pessoal e bem-estar em estudantes do ensino médio e do ensino médio integrado de escolas públicas do Distrito Federal
Author(s): Bonfante, Karine 
First Advisor: Fukuda, Cláudia Cristina
Summary: O presente estudo objetivou verificar a relação entre barreiras à criatividade pessoal e bemestar em estudantes do Ensino Médio Regular de escolas públicas e do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Participaram da pesquisa 397 estudantes do Ensino Médio Regular e do Ensino Médio Integrado. Os estudantes preencheram um instrumento composto por três partes: Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal, Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes e questionário para caracterização dos participantes. Os resultados evidenciaram que sexo e ano escolar podem influenciar na percepção dos estudantes quanto a barreiras à criatividade pessoal e ao bem-estar. Em relação ao sexo foram identificadas diferenças significativas entre as médias no fator Inibição/Timidez referente ao Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal e nos fatores Não violência e Amizade da escala de bem-estar. Já entre os anos escolares, diferença significativa foi encontrada no fator Inibição/Timidez do Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal. Quanto ao tipo de ensino identificou-se que estudantes do ensino médio integrado perceberam, em média, maior barreira à criatividade devida a falta de Tempo/Oportunidade que os estudantes do ensino médio regular. Em bem estar os estudantes do ensino médio integrado apresentaram médias significativamente maiores nos fatores Família, Self, Escola e Autoeficácia. Identificaram-se correlações positivas entre os fatores de Inibição/Timidez e Repressão Social do Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal e Self Comparado da escala de bem-estar. Assim, estudantes dos dois tipos de ensino que apresentaram maiores níveis de comparação negativa com seus pares tenderam a apresentar maior percepção dessas barreiras à criatividade pessoal. Considera-se que o estudo tem potencial para contribuir para a reflexão de professores, dos demais profissionais da educação e da comunidade escolar visto que os resultados obtidos apontam aspectos que podem ser ponderados na prática cotidiana das instituições de ensino médio, bem como na formulação de políticas públicas voltadas aos estudantes e ao desenvolvimento positivo dos jovens.
Abstract: This study focused on identifying the relation between the obstacles to personal creativity and well-being in public secondary school students and the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Federal District. 397 students participated in this study. The students completed a three-part survey: Inventory of obstacles to Personal Creativity, a Multidimensional Scale of Life Satisfaction in Adolescents, and a questionnaire with the purpose of characterizing the participants. The results showed that sexual activity and school age can have an influence in the students perceptions of obstacles to personal creativity and well-being. Concerning sexual activity, some significant differences were identified between the averages of the Inhibition/Shyness factor for the Inventory of Obstacles to Personal Creativity, and in the Non-violence and Friendship factor for the well-being scale. Turning now to school age, a significant difference was found in the Inhibition/Shyness factor for the Inventory of Obstacles to Personal Creativity. When looking at the type of education, it was identified that, on average, students in integrated secondary schools experienced a larger obstacle to creativity than the students in regular secondary schools due to a lack of Time/Opportunity. The well-being of students in integrated secondary schools presented significantly greater averages in the factors of Family, Self, School, and Self-efficiency. Positive correlations were identified between the factors of Inhibition/Shyness and Social Repression for the Inventory of Obstacles to Personal Creativity and Self in comparison to the scale of well-being. Therefore, students from both types of educational institutions who showed greater levels of negative comparison with their peers have a tendency of possessing a greater perception of these obstacles to personal creativity. This study has the potential to be a source of reflection for professors, other education professionals, and the educational community as its results highlight aspects to be considered in respect to the daily practices of secondary school institutions, as well as establishing public policies which focus on students and on the positive development of youths.
Keywords: psicologia
criatividade (educação)
bem-estar social
aprendizagem
ensino médio
well-being
creativity
secondary school
integrated secondary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: BONFANTE, Karine. Barreiras à criatividade pessoal e bem-estar em estudantes do ensino médio e do ensino médio integrado de escolas públicas do Distrito Federal. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1835
Document date: 13-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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