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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Clima criativo da classe inclusiva para o estudante surdo
???metadata.dc.creator???: Alves, Lidiane Fernandes Valença 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Erenice Natália Soares
First advisor-co: Tentes, Vanessa Terezinha Alves
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo globalizado demanda indivíduos criativos, críticos e pensantes, preparados para agir e adaptar-se às mudanças da contemporaneidade e fazer face às expectativas transformadoras do futuro. Essa perspectiva torna a criatividade cada vez mais valorizada. Indaga-se como a escola do século XXI atua na promoção do potencial criativo dos estudantes, inclusive daque-les com necessidades educacionais especiais. Convergente com essa questão, o presente estu-do teve como objetivo principal investigar o clima criativo de uma sala de aula inclusiva de quinto ano do ensino fundamental, integrada por estudantes ouvintes e surdos. Participaram da investigação os 24 alunos da turma - dentre eles 02 sujeitos focais com surdez severa ou profunda, a professora regente e a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública do Distrito Federal, no qual se ado-tou, para construção dos dados, a Escala de Avaliação do Clima Criativo de Sala de Aula, observação estruturada e entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que o clima da sala de aula foi percebido como criativo pela totalidade dos alunos da turma. Que os alunos se percebiam autônomos, sendo que os alunos surdos registraram essa percepção em maior nível do que os ouvintes. Demonstraram, ainda, que a professora regente e a intérprete, contribuí-ram para a promoção do clima criativo em sala de aula. No entanto, em relação aos alunos surdos, o papel da intérprete de LIBRAS foi preponderante nesse sentido, às vezes, substituti-vo da professora regente. Esse resultado merece aprofundamento de estudos científicos, uma vez que o conflito de papéis entre educadores pode influenciar a aprendizagem e o desenvol-vimento dos estudantes surdos e seu processo de inclusão escolar.
Abstract: The globalized world demands creative, critical and thinking individuals prepared to act and to adapt themselves to the contemporary changes facing the transformative expectations in the future. This perspective makes the creativity even more valued. The inquiry is how the educational system from the twenty-first century acts in the creativity promotion and in the development of creative potential of the students, including those with special educational needs. Converging to this issue, this study case aimed to investigate the creative climate in a classroom of fifth year (considering the Brazilian educational system) of an elementary school. This analyzed class was integrated by deaf and listener students. In this study, there were 24 students participating among them 02 individuals with severe deafness, the teacher and the interpreter of Brazilian Sign Language (LIBRAS). This study case was accomplished at a public school in the Federal District, in which it used for the data formation the Rating Scale of the Creative climate in the Classroom, structured observation and semi-structured interview. The results indicated that the classroom environment was perceived as a creative climate by all the students. However, the students consider themselves autonomous and the deaf students had this perception in a higher level than the listeners students. The deaf students also demonstrated that the teacher and the interpreter of Brazilian Sign Language contributed to the creative climate promotion in the classroom, even though both of them had a reductionist view of the creativity. Concerning the deaf students, the role of the interpreter of LIBRAS (Brazilian Sign Language) was predominant and sometimes she had a substitutive role of the teacher. This worrying result demands more scientific studies, considering that the conflict of roles between educators can impact the learning and also the development of deaf students in their school inclusion process.
Keywords: psicologia
criatividade
surdez
educação inclusiva
creativity
creative climate
deafness
school inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ALVES, Lidiane Fernandes Valença. Clima criativo da classe inclusiva para o estudante surdo. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1833
Issue Date: 28-Aug-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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