Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/183
Type: Dissertação
Title: Observando o universo virtual do second life : uma experiência mediada-vivida
Author(s): Lobo, Valesca Ottoni Teatini de Andrade 
First Advisor: Marinho, Roberval José
Summary: Partindo do princípio de que o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação tem produzido novas formas de interação social, este estudo se dedica a aprofundar o conhecimento sobre a comunicação que se dá por meio de plataformas digitais, mais especificamente, de universos virtuais a exemplo do Second Life. Na década de 80, diversas pesquisas exploraram os conceitos de interatividade e de comunicação mediada por computador, observando a relação homem-máquina e dedicando-se a entender seu impacto sobre as relações sociais. Com o desenvolvimento tecnológico, novas plataformas passaram a existir, levando alguns estudiosos, como Alex Primo, a adotarem o conceito de interação mediada por computador, por tratar-se de um termo que consegue abranger as ações e relações do homem com a máquina, com os outros e com ele próprio. O termo interação parece captar melhor o espírito das ações que ocorrem nas plataformas digitais de comunicação e seu aspecto contextual e retroativo, das ações entre os interagentes. Nesse cenário, surge a necessidade de se averiguar como funciona o complexo processo de interação nos universos virtuais e verificar a adequação do termo.
Abstract: Assuming that the development of Information and Communication technology has produced new social interaction forms, this study is dedicated to deepen the knowledge about the digital platforms communication, more specifically to virtual worlds like Second Life. In the 80s, several studies explored the interactivity and computer-mediated communication concepts, observing human-machine interaction, trying to comprehend their impact on social relations. With technological development, new platforms had arisen, leading some scholars, like Alex Primo, to adopt the computer-mediated interaction concept because it is a term that encompass the actions and relationship between man and machine, with others and with himself. The interaction term seems to better capture the action's spirit that occurs on digital communication platforms and its contextual aspect and retroactive actions among interacting. In this scenario, there is a need to investigate how the complex process of virtual worlds interactions act and verify the term adequacy.
Keywords: comunicação de massa e tecnologia
redes de relações sociais
sistemas multimídia
computer-mediated interaction
virtual world
second life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Comunicação
Program: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: LOBO, Valesca Ottoni Teatini de Andrade. Observando o universo virtual do second life : uma experiência mediada-vivida. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/183
Document date: 29-Jul-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valesca Ottoni Teatini de Andrade Lobo.pdf942.29 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.