???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1825
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: História de vida de professoras alfabetizadoras e suas práticas docentes : transformar ou repetir ?
???metadata.dc.creator???: Almeida, Sandra Raquel de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Penso, Maria Aparecida
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os elementos presentes nas narrativas da história de vida de professoras alfabetizadoras e suas influências na escolha profissional, em suas práticas docentes e em suas concepções sobre as dificuldades de seus alunos no processo de aprendizagem da linguagem escrita que poderão identificar componentes importantes no processo de formação docente. Apresenta como aporte teórico a psicologia Histórico-Cultural e a psicossociologia francesa e outros autores que dialogam com os pressupostos aqui selecionados. A construção teórica perpassa pelo estudo do processo de aprendizagem na perspectiva da psicologia Histórico-Cultural; estudo dos conceitos de vulnerabilidade, exclusão social, poder, alteridade, afetividade e comunicação pedagógica em interface com o fracasso escolar e a relação professor-aluno; estudo da história de vida do professor entrelaçada ao processo sócio-histórico-cultural da instituição escolar; e, a construção cultural do papel do professor nesse processo, os motivos de sua escolha da profissão docente, sua atuação profissional e concepções sobre as questões relacionadas aos problemas de aprendizagem da linguagem escrita. É utilizada a abordagem qualitativa em busca da construção de um conhecimento construtivo-interpretativo (GONZÁLEZ REY, 2005). As participantes desta pesquisa foram cinco professoras atuantes com alunos em contexto de vulnerabilidade que apresentam problemas na aprendizagem da linguagem escrita. Os instrumentos utilizados foram roteiros de entrevista semiestruturada e roteiro para a construção de relatos autobiográficos. Os procedimentos de coleta envolveram contatos com as Regionais de Ensino e posteriormente com as professoras para apresentação da pesquisa, realização de entrevista semiestruturada, além de orientações para a construção dos relatos autobiográficos. Para a análise dos dados foram levantados os indicadores e construídas três Zonas de Sentido (GONZALEZ REY, 2005). A primeira foi nomeada: Por que ser professora?, onde verificou-se que o principal motivo da escolha profissional foram a necessidade de ajudar a família, o incentivo familiar aos estudos, e, consequentemente a promessa de entrada fácil no mercado de trabalho; a segunda, denominada: Ser professora: repetir ou transformar a experiência, possibilitou a compreensão de que suas atuações docentes foram fortemente influenciadas por suas experiências escolares, havendo uma tentativa de transformação das experiências vividas, garantindo a visibilidade aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e maior aproximação afetiva com estes alunos. No entanto, a falta de referencial e formação teórica e metodológica consistentes leva-as a um movimento paradoxal de ação e/ou paralização diante da adversidade e da heterogeneidade intelectual, social e cultural de seus alunos. A terceira Zona de Sentido: Se sua família fosse como a minha, você aprenderia, discutiu o fato das participantes atribuírem a família e ao aluno as causas das dificuldades de aprendizagem. Diante dos resultados obtidos conclui-se que o maior desafio encontra-se em mexer nas bases da formação para a docência que se tem revelado ineficaz na formação de competências profissionais que abarque um campo teórico conceitual consistente, disponibilizando ao professorado signos culturais que o leva a abandonar o senso comum, para lidar com a complexidade que exige sua atuação docente.
Abstract: This research aims to understand the elements present in the narratives of the life history of literacy teachers and their influence on career choice in their teaching practices and their views on the difficulties of their students in the learning process of written language that may identify important components in the teacher training process. Introduces psychology as the theoretical and historical-cultural social psychology and other French authors that dialogue with the assumptions selected here. The theoretical construction permeates the study of the learning process from the perspective of historical-cultural psychology; study of the concepts of vulnerability, social exclusion, power, alterity, affective and pedagogical communication interface with school failure and the teacher-student relationship; study of history of life intertwined socio- cultural-historical process of the school teacher, and the cultural construction of teachers' role in this process, the reasons for their choice of the teaching profession , their professional practice and conceptions on issues related to learning problems written language. The qualitative approach is used in seeking to build a constructive and interpretative knowledge (GONZÁLEZ REY, 2005). The participants in this study were five active teachers with students in the context of vulnerability that have problems in learning the written language. The instruments used were semi-structured interview scripts and screenplay for the construction of autobiographical accounts. The collection procedures involved contacts with the Regional Education and later with the teachers to present the research, conducting semi-structured interviews, as well as guidelines for the construction of autobiographical accounts. For the data analysis, the parameters were investigated and constructed three zones Sense ( REY GONZALEZ, 2005). The first was named: Why be a teacher, where it was found that the main reason for career choice were the need to help the family, encouraging family studies, and thus the promise of easy entry into the labor market, ? second, termed : Being a teacher: transforming or repeating the experience, enabled acompreensão that their teaching performances were strongly influenced by their school experiences , there is an attempt to transform the experiences, ensuring visibility to students with major learning difficulties and closer affective with these students. However, the lack of theoretical and methodological framework and consistent training leads them to a paradoxical movement of action and / or paralysis in the face of adversity and the intellectual, social and cultural diversity of its students. The third zone Sense: If your family was like mine, you learn, participants discussed the fact that attributing the family and the student with the causes of learning disabilities. Based on these results it is concluded that the greatest challenge lies in stirring the grassroots training for teaching which has proved ineffective in the formation of professional skills encompassing a consistent conceptual theoretical field, providing the professorship cultural signs that leads to abandon the common sense to deal with the complexity that demands their teaching performance.
Keywords: psicologia educacional
professores e alunos
prática de ensino
história social
comunicação escrita
marginalidade social
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ALMEIDA, Sandra Raquel de. História de vida de professoras alfabetizadoras e suas práticas docentes : transformar ou repetir ?. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1825
Issue Date: 7-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Raquel de Almeida.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.