???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1817
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação a distância de professores do ensino fundamental: uma nova forma de ensino?
???metadata.dc.creator???: Almeida, Miriam Teixeira Frade 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Mariza Vieira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Francisco Heitor de Magalhães
???metadata.dc.contributor.referee2???: Galvão, Afonso Celso Tanus
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, buscamos analisar e discutir a questão da formação de professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental no Brasil, a partir de artigos de estudiosos contemporâneos da área, e tomando como corpus de descrição e análise uma proposta do Ministério da Educação para um curso de formação de professores à distância, o Programa de Formação de Professores em Exercício, Proformação, enquanto parte das políticas públicas de educação implementadas pelo Governo Federal na década de 90 do século passado. Tomamos como dispositivo teórico e metodológico de leitura e interpretação dos textos selecionados para esta dissertação, a Análise de Discurso da linha francesa fundamentada particularmente, nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Puccinelli Orlandi, com o objetivo de apreender e compreender como se constitui uma posição-sujeito, a de professor do ensino fundamental em sua relação com o conhecimento a ser transmitido pela e na escola e sob a forma de ensino à distância, modalidade utilizada no Proformação. Tomando a autoria como principal categoria de análise, para perceber os deslocamentos teóricos e práticos que este Programa pudesse trazer, considerando o objetivo desta dissertação, pudemos concluir, mesmo que provisoriamente, que a posição de sujeito deste professor-cursista é antes e, sobretudo, a de um aluno, deixando mais uma vez de fora do processo de qualificação em serviço a reflexão e a crítica da relação teoria-prática, enquanto elemento constitutivo do trabalho do cotidiano do professor.
Abstract: : This paper intends to analyze and to discuss the question about the 1st to 4th grades teacher s formation in Brasil. The corpus s basic readings were contemporary author s articles about this area and a proposition of the Ministério da Educação for a teacher s formation course in distance education modality, Proformação, which is part of the brasilian educational public politics. The French form of Analysis of Discourse based mainly on Eni Orlandi s and Michel Pêcheux s articles was the theoretical and methodological reference to read this elected articles. These discussion and analysis intend to apprehend the sense s effects yielded in these text s readings to understand how a subject-position was constituted, the primary teacher s one position, which is referred to knowledge and how it is transmitted by and in the school and in a distance teaching modality, that one used at the Proformação. Authorship was the main analysis s category to realize theoretical and practical dislocations that this program could bring to the discussion. We could conclude temporarily that this course s teacher subject-position is the student s one and so this takes out of the qualification process the reflection about the theory-practice relation which is an inherent element of a teacher s work.
Keywords: Formação de professores
Ensino à distância
Sujeito e autor
Políticas Públicas
Teacher s formation
Distance teaching modality
Subject and knowledge
Public Politics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: ALMEIDA, Miriam Teixeira Frade. Formação a distância de professores do ensino fundamental: uma nova forma de ensino?. 2004. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Asa Norte, 2004.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1817
Issue Date: 29-Apr-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miriamfrade.pdf826.13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.