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Type: Dissertação
Title: Mestres na caminhada : uma abordagem bioecológica do desenvolvimento profissional docente no contexto de uma escola pública municipal
Author(s): Silva, Fernando Mariano da 
First Advisor: Fukuda, Cláudia Cristina
First co-advisor: Cárdenas, Carmen Jansen de
Summary: O objetivo deste estudo foi analisar, com base na Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner, o desenvolvimento profissional docente em uma escola pública municipal, considerando a possibilidade de melhorar a compreensão da dinâmica da relação entre parâmetros contextuais e atributos pessoais, e, assim, contribuir, para a melhoria da formação dos professores no cotidiano das escolas. Participaram do estudo cinco professoras de disciplinas de turmas do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola da rede do Município de Crateús, Estado do Ceará, escolhidas com base no maior tempo de contato com os alunos em aulas. Para a coleta de dados foram utilizadas observação e entrevistas. Para a observação, realizada nas aulas e atividades formais e informais dos professores na escola, foi estruturado um Protocolo de Observação para registro e descrição de parâmetros contextuais do microssistema escolar e de situações ou interações que, mediadas por atributos biopsicológicos das participantes, tivessem potencial para gerar processos proximais. Em adição, foram utilizadas notas de campo complementares para o detalhamento das situações observadas nas interações sociais, além de entrevistas com as participantes. Os resultados do estudo revelaram um contexto escolar complexo, aberto a influências externas, eventualmente recíprocas, no mesossistema, do exossistema e do macrossistema, as quais vão desde as concepções das instituições formadoras, passando pela Secretaria de Educação, até a legislação educacional. De um lado, foram detectadas barreiras à realização de interações entre alunos, entre professores, a sugerir, do ponto de vista da literatura dominante, possível inadequação ao desenvolvimento humano das professoras. De outro, foram observados um clima interpessoal e situações e interações, em sala de aula e em outros ambientes da escola, virtualmente favoráveis à realização dos processos proximais e, portanto, ao desenvolvimento. Ademais, o estudo enfocou o desenvolvimento de adultos, cuja atuação é informada também por atributos pessoais, simultaneamente resultado e causa de desenvolvimento, aos quais já se incorporou a experiência de uma diversidade de vivências. Com isso, fatores que poderiam eventualmente inibir o desenvolvimento foram apontados, pelas participantes, como estímulo ao seu desenvolvimento profissional. Sem perder de vista os condicionamentos e as oportunidades encontradas na interação com outros ambientes, o estudo fornece subsídios para a identificação de forças cuja convergência pode contribuir para a ampliação das possibilidades de desenvolvimento dos professores no contexto do microssistema escolar.
Abstract: The aim of this study is, based on Bronfenbrenner s Human Development Theory, to analyse the professional development of the teaching staff in a municipal school, considering the possibility of improving the understanding of the dynamics of the relationship between contextual parameters and personal features, thus contributing to the improvement of the teacher s training in the daily routine of the schools. We studied five teachers, all women, of classes of the 8th grade of the fundamental level at a municipal school of Crateús, in the State of Ceará, in Brazil, which were chosen based on their longer time of contact with students in class. For the data collection we made use of direct observation and interviews. For the observation, in classes and in both formal and informal activities of the teachers at school, we structured an Observation Protocol for registration and description of contextual parameters of the school micro system and of situations or interactions that, mediated by biopsychological features of the participants, showed a potential for generating proximal processes. We also used complementary field notes for the detailing of situations observed in social interactions, in addition to interviews with the participants. The results of our study unveiled a complex school environment, open to external influences, eventually reciprocal, on the meso, exo and macro systems, which range from the conceptions of the training institutions and the Secretary of Education, to the educational legislation. On the one hand, we detected barriers to interactions between students, between teachers, suggesting, from the standpoint of the prevailing literature, a possible inadequacy to the human development of the teachers. On the other hand, we observed an interpersonal climate and situations and interactions, in the class room and other school environments, which were virtually favorable to the accomplishment of proximal processes and, therefore, to the development. Additionally, our study focused on the development of adults, whose actions are influenced also by personal features, simultaneously result and cause of development, who have incorporated, in the course of their lives, a variety of experiences. With that, factors that could eventually inhibit the development were pointed out by the participants as stimuli to their professional development. Taking also into account the conditioning and the opportunities found in the interactions with other environments, this study provides subsidies for the identification of forces the convergence of which may contribute to the amplification of the possibilities of development for the teachers in the context of the school micro system.
Keywords: formação profissional
professores
escolas
psicologia
school
teaching staff development
teacher training
bioecological theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SILVA, Fernando Mariano da. Mestres na caminhada : uma abordagem bioecológica do desenvolvimento profissional docente no contexto de uma escola pública municipal. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1815
Document date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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