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Type: Dissertação
Title: As prioridades axiológicas de valores de estudantes do ensino médio em escolas confessionais
Author(s): Lima, Iranilson Correia de 
First Advisor: Fukuda, Cláudia Cristina
Summary: Este estudo investigou as diferenças nas prioridades axiológicas de valores de adolescentes, estudantes do ensino médio, considerando as variáveis sexo e religião. Sendo a adolescência uma etapa de vida cuja complexidade e diversidade possibilita uma pluralidade de caminhos para a formação dos indivíduos, compreender o sistema de valores dos adolescentes pode contribuir significativamente para novas formas e possibilidades de educar, formar e constituir identidades. Valores pessoais são definidos como metas que transcendem ações e situações específicas e que servem como princípios que guiam a vida do indivíduo. Desta forma, os objetivos específicos do trabalho foram: (1) investigar as prioridades axiológicas dos adolescentes; (2) investigar se as prioridades axiológicas de valores dos adolescentes se diferenciam em relação às variáveis sexo e religião; (3) identificar as prioridades axiológicas nos quatro fatores de segunda ordem que constituem a estrutura bidimensional da teoria de valores nos adolescentes pesquisados. Tomou-se por base para a construção dessa análise a teoria de valores humanos elaborada por Shalom Schwartz. Fez-se uso do Questionário de Perfis de Valores, validado no Brasil por Tamayo e Porto. Os dados foram coletados com 806 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de escolas confessionais das seguintes cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte e Vila Velha. Os resultados indicaram que os adolescentes deram maior prioridade para os tipos motivacionais Hedonismo e autodeterminação, ambos compõem a dimensão Abertura à Mudança que ordena os valores com base na motivação da pessoa para seguir seus próprios interesses. Quanto às diferenças entre as médias de adolescentes do sexo feminino e masculino observou-se que as meninas apresentaram médias significativamente superiores em Hedonismo e Autodeterminação, Universalismo e Benevolência e Estimulação. Já os meninos tiveram médias significativamente maiores nos tipos motivacionais: Poder/Realização e Segurança. Os tipos motivacionais Conformidade, Tradição e Segurança apresentaram médias significativamente maiores no grupo que afirmava ter religião. O tipo motivacional Estimulação apresentou média significativamente maior para os que afirmaram não possuir religião. Considerou-se que os resultados obtidos neste trabalho constituem uma importante contribuição para o desenvolvimento de estudos sobre valores no Brasil e uma contribuição para as pesquisas sobre os valores dos adolescentes no mundo contemporâneo.
Abstract: This study has investigated the differences in the axiological priorities of values of high school student teenagers, considering the sex and religion variables. As the adolescence is a stage of life whose complexity and diversity enables a plurality of paths for the training of individuals, to understand the system of values of adolescents may contribute significantly to new forms and opportunities to educate, to train and to constitute identities. Personal values are defined as goals that transcend the actions and specific situations and that serve as principles that guide one's life. Thus, the specific objectives of the study were: (1) to investigate the value priorities of adolescents; (2) to investigate whether the axiological priorities of values of adolescents differ in relation to gender and religion variables; (3) to identify the axiological priorities in the second order four factors that constitute the two-dimensional structure of the theory of values in the surveyed adolescents. It was taken as a basis for the construction of this analysis the theory of human values developed by Shalom Schwartz. It was used the Profile of Values Questionnaire, validated in Brazil by Tamayo and Porto. The data were collected from 806 students of 1st year of high school of denominational schools in the following Brazilian cities: Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte and Vila Velha. The results have indicated that adolescents have given greater priority for Hedonism and Self-determination motivational types, both make up the Openness to Change dimension that put in order the values based on the person's motivation to pursue their own interests. Regarding differences between the averages of male and female adolescent it was observed that girls had higher significantly averages in Hedonism and Self-Determination, Universalism and Benevolence and Stimulation. The boys had higher significantly average in the Power/Realization and Safety motivational types. The Compliance, Tradition and Security motivational types presented higher significantly averages in the group that claimed to have religion. The Stimulation motivational type showed higher significantly average for those who stated not to have religion. It was considered that the results obtained in this work constitute an important contribution to the development of studies on values in Brazil and a contribution to research on the values of the adolescents in the contemporary world.
Keywords: psicologia
adolescência
religião
motivação (psicologia)
motivação na educação
human values
axiological priority of values
adolescence
religion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: LIMA, Iranilson Correia de. As prioridades axiológicas de valores de estudantes do ensino médio em escolas confessionais. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1789
Document date: 16-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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