Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1774
Type: Dissertação
Title: Sofrimento psíquico em estudantes universitários : um estudo exploratório
Author(s): Caixeta, Sueli Pereira 
First Advisor: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Summary: A pesquisa teve por objetivo investigar o sofrimento psíquico em estudantes universitários. Visou, ainda, contribuir para um melhor entendimento acerca dos sintomas que apontam para o fenômeno estudado, identificando-os e discutindo como afetam a vida acadêmica e social dos graduandos. Buscou-se entender, de outra parte, em que medida a história de vida, as condições subjetivas, as expectativas e os ideais pessoais, parentais e acadêmicos se articulam na produção do sofrimento psíquico dos sujeitos em questão. Adotou-se, como base teórica neste trabalho de investigação, a psicanálise e suas conexões com a educação. Tal escolha possibilitou compreender que os processos psíquicos inconscientes, descobertos por Freud, oferecem elementos importantes e peculiares para pensar sobre o sujeito em sua relação com a sociedade e a cultura. Foram considerados alguns conceitos psicanalíticos - como inconsciente, desamparo, narcisismo, desejo e sintoma - para apreender os sentidos do sofrimento psíquico do sujeito na universidade. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com o método de estudo de caso. Foram utilizados, como instrumentos de coleta e construção dos dados, a narrativa de história de vida e a entrevista clínica. Participaram voluntariamente dessa investigação duas estudantes de graduação de uma instituição de ensino superior privada do Distrito Federal. Na análise dos dados recorreu-se à construção de núcleos de significação como meio para apreensão da constituição dos sentidos expressos pelos sujeitos na sua narrativa escrita e oral acerca de seu sofrimento psíquico. São discutidos os seguintes núcleos de significação: a experiência de sofrimento das estudantes; os sintomas do sofrimento psíquico; a exposição diante do Outro; a avaliação do desempenho acadêmico; os efeitos subjetivos do sofrimento psíquico; as estratégias de enfrentamento do sofrimento psíquico e a acolhida e a intervenção dos professores e dos pares. São consideradas as vivências dos sujeitos, ligadas à história de vida pessoal e acadêmica, que desencadeiam e/ou reeditam sofrimento. Identificam-se e discutem-se, também, os principais sintomas que indicam a situação de sofrimento dos sujeitos e os relacionam à demanda de amor e de reconhecimento, endereçada ao Outro, simbolicamente representado pelo professor e atualizado na relação transferencial professor-aluno. Os resultados apontam, ainda, as estratégias encontradas pelas estudantes como forma de enfrentamento e de superação do sofrimento psíquico. Conclui-se que o caminho percorrido, em coerência com as bases epistemológicas e metodológicas de uma pesquisa qualitativa, ao investigar a questão do sofrimento psíquico em estudantes universitários, não teve a intenção de que essa investigação seja generalizada para outros sujeitos e espaços acadêmicos, embora o problema, em si, não deva ser ignorado e mereça novas investigações e estudos que complementem e aprofundem as questões, os problemas e os resultados aqui apresentados e discutidos.
Abstract: This research aimed to investigate the psychological distress in college students. It also aimed to contribute to a better understanding of the symptoms that indicates the studied phenomenon, identifying and discussing how they affect the academic and social life of undergraduates. We tried to understand, on the other hand, to what extent the history of life, the subjective conditions, expectations and personal ideals, parents and academics are articulated in the production of psychological distress of these characters. It was adopted as the theoretical basis in this research work, psychoanalysis and its connections with education. This choice made it possible to understand the unconscious mental processes, which Freud had found out, offered unique and important elements to think about the character in its relation with society and culture. There were considered some psychoanalytic concepts as unconscious, helpless, narcissism, desire and symptom to grasp the senses of psychological distress of the character from university. The research was qualitative in nature, and used the method of case study. There were used, as instruments of collection and construction of data, the narrative of the life story and clinical interview. Voluntarily participated in this investigation two undergraduates from a private institution of higher education in the Federal District. In analyzing the data it was used to build cores of meaning as means of understanding the constitution of the senses expressed by the characters in their written and spoken narrative about their psychological distress. In the discussion of the results are considered the experiences of characters related to the personal and academic history, which trigger and / or revive the suffering. This article also identifies and discuss about the main symptoms that indicate the suffering situation of the characters and related to the demand of love and recognition, addressed to the Other, symbolically represented by the teacher and updated in the transference relationship teacher-student. The results also indicate the strategies encountered by students as a way of coping and overcoming mental suffering. We conclude that the way we have walked, consistent with the epistemological and methodological foundations of a qualitative research, through the investigation of the issue of psychological distress in college students, did not intend that this research be generalized to other characters and academic areas, although the problem in itself should not be ignored and deserves further investigations and studies that complement and deepen the issues, problems and results presented and discussed here.
Keywords: distúrbios da personalidade
sofrimento
estudantes universitários
educação
psicanálise
psychological distress
Psychoanalysis
Education
University
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: CAIXETA, Sueli Pereira. Sofrimento psíquico em estudantes universitários : um estudo exploratório. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
Access Type: Acesso Restrito
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1774
Document date: 10-Aug-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sueli Pereira Caixeta.pdf992.44 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.