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Type: Dissertação
Title: Adequação dos instrumentos de planejamento e gestão da educação ambiental na graduação: um desafio que vai além das exigências da lei
Author(s): Piasson, Itacir João 
First Advisor: Dias, Genebaldo Freire
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bessa, Luiz Fernando Macedo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Perseu Fernando dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fonseca, Bárbara Medeiros
Summary: A pesquisa apresenta o resultado da investigação sobre a adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Universidade Católica de Brasília (UCB), na incorporação do processo de Educação Ambiental nos Cursos de Graduação, conforme exigência da Lei 9.795 de Abril de 1999, Congresso Brasileiro. A fundamentação teórica do trabalho trata de cinco aspectos fundamentais para o entendimento da temática: adequação dos instrumentos de avaliação da Educação Ambiental em conformidade com o processo avaliativo da Universidade Católica de Brasília, Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental e Ministério da Educação; fundamentação do conceito de Educação Ambiental apresentado no artigo 1º da Lei 9.795; Estudo do conceito de Planejamento e Gestão Ambiental segundo a concepção de Rosely Ferreira Santos, orientações ambientais dos Instrumentos Institucionais de Planejamento e Gestão e noções de governança institucional. Os métodos adotados na construção da pesquisa foram o fenomenológico, preconizado por Husserl, que possibilita a descrição direta das informações documentais e experiências e o dialético de Hegel, com a interpretação dinâmica da realidade. A análise sistematizada da adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da UCB e a entrevista realizada com a comunidade acadêmica possibilitaram a elaboração de uma síntese das dificuldades e contribuições percebidas na adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão na consecução da Educação Ambiental no processo formativo dos cursos, que facilitará o trabalho dos tomadores de decisão. Entre as dificuldades constatadas destacam-se: a falta de conhecimento das exigências da Lei 9.795; fragilidade na comunicação entre os planejadores, gestores, educadores e estudantes; envolvimento reduzido da comunidade acadêmica na adequação dos Instrumentos de Planejamento e Gestão; o desconhecimento da Política Ambiental da Instituição e a falta de adequação das exigências da Lei sobre a incorporação da Educação Ambiental na maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Por outro lado, o estudo revela contribuições significativas como: adequação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos que oferecem disciplinas de Educação Ambiental; reconhecimento da atuação do Projeto de Educação Ambiental; atualização progressiva dos Instrumentos Institucionais de Planejamento e Gestão e o reconhecimento da necessidade da consecução dos objetivos ambientais no processo formativo dos cursos. Os resultados obtidos permitiram apresentar as seguintes recomendações que facilitam o fortalecimento do processo de Planejamento e Gestão da Educação Ambiental da Instituição no enfoque da governança ambiental: programas interdisciplinares de formação ambiental; envolvimento da comunidade acadêmica no processo de planejamento participativo; Educação Ambiental como prática Institucional; fortalecimento da Política Ambiental da Instituição e Observatório Ambiental Permanente em prol da Sustentabilidade.
Abstract: This research presents the investigation results on the suitability of the Planning and Management Tools of the Catholic University of Brasilia (UCB) regarding the incorporation of the process of Environmental Education in the Graduation Courses, as required by Law 9.795, issued on April, 1999, Brazilian Congress. The theoretical foundation of this thesis deals with five fundamental aspects for understanding the subject: suitability of the evaluating tools in conformity with the evaluating process of the Catholic University of Brasilia, the University Network for Environmental Education and the Ministry of Education; foundation of the concept of Environmental Education presented in Article 1 of Law 9.795; study of the concept of Environmental Planning and Management according to Rosely Ferreira dos Santos, environmental guidance of the Institutional Planning and Management Tools and notions of institutional governance. The adopted methods in the development of this research were the phenomenological, as recommended by Husserl, which enables the direct description of documental information and experiences and Hegel s dialectics, in which the reality is interpreted dynamically. The systematized analysis on the suitability of the Planning and Management Tools of the Catholic University of Brasilia as well as the interview carried out within the academic community enabled the elaboration of a synthesis of difficulties and contributions concerning the suitability of the Planning and Management Tools in the accomplishment of Environmental Education in the formative process of the courses, which will facilitate the work of decision makers. The main difficulties detected are: lack of knowledge of the requirements of Law 9795; deficiency of communication among planners, managers, educators and students; reduced involvement of the academic community in regard of the suitability of the Planning and Management Tools; lack of know ledge of the Environmental Policy of the Institution and the lack of suitability of the requirements of such Law as far as the incorporation of Environmental Education on the majority of the Pedagogical Projects of the Courses in concerned. On the other hand, this study has revealed significant contributions, such as: suitability of the Pedagogical Project of Courses that offer Environmental Education subjects; acknowledgement of the actuation of the Environmental Education project; progressive modernization of the Planning and Management Tools and the acknowledgement of the need of the achievement of environmental objectives in the formative process of courses. The results obtained enabled the presentation of the following recommendations that facilitate the strengthening of the process of Planning and Management of the Institution s Environmental Education as far as environmental governance is concerned: interdisciplinary programs of environmental formation; participation of the academic community in the process of collaborative planning; Environmental Education as Institutional practice; strengthening of the Environmental Policy of the Institution and the Permanent Environmental Observatory in favor of Sustainability.
Keywords: Instrumentos de Planejamento e Gestão
Política Nacional de Educação Ambiental
Processo avaliativo
Planning and Management Tools
National Policy for Environmental Education
Evaluation Process
Gestão ambiental- instrumentos; Avaliação- educação ambiental- universidades e faculdades- currículos; Sustentabilidade; Política ambiental
CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Gestão Ambiental
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Citation: PIASSON, Itacir João. Adequação dos instrumentos de planejamento e gestão da educação ambiental na graduação: um desafio que vai além das exigências da lei. 2009. 201 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1754
Document date: 19-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

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