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Type: Dissertação
Title: Educação ambiental: planejamento e uso de trilhas ecológicas interpretativas para estudantes com deficiência intelectual
Author(s): Gonçalves, Maria da Glória
First Advisor: Munhoz, Cássia Beatriz Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guimarães, Melina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dias, Genebaldo Freire
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fonseca, Bárbara Medeiros
Summary: Este estudo, parte do princípio de que as questões ambientais atuais e o nível de degradação do meio ambiente vêm despertando na sociedade a necessidade de buscar meios que colaborem para a formação de indivíduos com hábitos e atitudes de respeito perante o meio ambiente. O objetivo desse trabalho foi planejar uma trilha interpretativa no Jardim Botânico de Brasília (JBB) para crianças com deficiência intelectual, e avaliar a utilização da mesma. Ao planejar atividades de EA para estudantes com deficiência intelectual (DI) optou-se por usar uma ferramenta pedagógica que se tem mostrado muito eficiente, as trilhas ecológicas interpretativas (TEI). Para tanto, após visitas feitas ao Jardim Botânico de Brasília, foi escolhida a trilha do Horto medicinal, chamada Linda Styer Caldas, onde a partir do roteiro usado pela Gerência de Educação Ambiental do JBB, foram acrescentados aspectos sociais, éticos e culturais às atividades. O planejamento das atividades foi dividido em duas etapas: a primeira etapa é uma acolhida ao grupo no centro de visitantes, onde são contadas estórias de lendas das florestas brasileiras, realizadas brincadeiras e cantigas de roda, atividades de relaxamento e interação; a segunda etapa consiste na realização do percurso dentro da trilha. A avaliação do uso da trilha do Horto Medicinal Linda Styer Caldas foi realizada por meio de observação do comportamento dos estudantes com DI de classes especiais de escolas públicas de Ceilândia/DF. A análise qualitativa da atividade realizada vem apontar que o uso de trilhas interpretativas se constitui numa importante ferramenta para o desenvolvimento do conteúdo meio ambiente, e que a mesma facilita a aprendizagem desse conteúdo por parte de estudantes com DI, além de proporcionar aos mesmos momentos de alegria e descontração, interação com a natureza, colegas e educadores, o que traz por conseqüência sua inclusão social e ambiental.
Abstract: This qualitative study has up to date environmental issues as principles and the degradationlevel of the environment has been raising in the society a need to find means to contribute to implant good habits and attitudes on individuals towards the environment. The goal of this work was to plan interpretative hikes at Jardim Botanico de Brasília (Brasilia Botanical Garden) for children with intellectual disability and make evaluation the use of that activity. On planning activities for students with intellectual disability, a pedagogical tool that has been identified as efficient was chosen: the interpretative hikes. For thus, after visits to Jardim Botânico de Brasília the medicinal plantation track called Linda Styler Caldas was chosen for this activity. Where, from the route used by the environmental education management of JBB, social, ethical and cultural issues were added to the activities. The plan of the activities was divided into two steps: the first step is a gathering in the visitors hall where some stories and tales form the Brazilian forests are told, games are played folkloric songs are sung, and relaxation activities are held. The second step consists on the hike. The evaluation of the activity was taken from the observation of the behavior of students with intellectual disability attending special classes in state schools in Ceilândia, Federal District. The qualitative analysis of the activity shows that the use of interpretative hike consists in an important tool for the development of the subject facilitating the learning besides providing joy, entertainment and interaction with nature, mates and teachers supplying the need of social and environmental inclusion of students with intellectual disability.
Keywords: Jardim Botânico de Brasília
educação ambiental
planejamento
cerrado
educação especial
Brazilian Botanical Garden
environmental education
planning
savanna
special education
incapacidade intelectual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Gestão Ambiental
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Citation: GONÇALVES, Maria da Glória. Educação ambiental: planejamento e uso de trilhas ecológicas interpretativas para estudantes com deficiência intelectual. 2009. 69 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1745
Document date: 29-Jul-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

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