???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/17
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso de inibidores de proteinases presentes em sementes de grão de bico (cicer arietnum) como fator de defesa para o controle do bicudo do algodoeiro (anthonomus grandis)
???metadata.dc.creator???: Gomes, Angélica de Paula Galvão 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Franco, Octavio Luiz
First advisor-co: Sa, Maria Fatima Grossi de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Melo, Francislete Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gerhardt, Isabel Rodrigues
???metadata.dc.description.resumo???: 26A cultura do algodão apresenta importância econômica e social mundial, tanto na área rural como no setor industrial. Uma de suas principais pragas, o Anthonomus grandis, conhecido como bicudo do algodoeiro, é responsável tanto por prejuízos severos na lavoura como pelas dificuldades do seu controle. Por apresentarem altas concentrações de proteinases digestivas do tipo serínicas, vários estudos têm sido feitos com o objetivo de isolar inibidores de proteinases vegetais ativos contra estas enzimas. A ingestão de inibidores de proteinases pelos insetos pode interferir no processo de digestão de proteínas no intestino médio, levando à deficiência de aminoácidos. Esta deficiência prejudica a síntese de proteínas necessárias ao seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. No presente trabalho, um inibidor de serino-proteinases de sementes de grão de bico (Cicer arietnum) foi purificado utilizando-se cromatografia de afinidade em Red-Sepharose CL-6B combinada com coluna de fase reversa de HPLC (Vydac C-18 TP). A análise eletroforética por SDS-PAGE e análise por espectrometria de massa (MALDI-TOF) revelaram a presença de uma única proteína, denominada CaTI (C. arietnum Trypsin Inhibitor) de 12877,44 Da. Ensaios inibitórios in vitro foram realizados contra as proteinases digestivas de larvas do A. grandis, e contra tripsina pancreática bovina, apresentando atividade inibitória de aproximadamente 67% e 56%, respectivamente. A atividade inibitória contra β-tripsina bovina também foi observada através da técnica de Ressonância de Superfície Plásmica (BiaCore), onde CaTI apresentou interação significativa. Bioensaios demonstraram que uma fração rica em CaTI foi ativa contra A. grandis. Esse inibidor, além de causar aumento de mortalidade e retardamento no desenvolvimento, também foi capaz de produzir deformidades no inseto adulto. Estes resultados sugerem que o inibidor CaTI poderá ser utilizado na produção de plantas de algodão resistentes ao bicudo do algodoeiro através de engenharia genética.
Keywords: anthonomus grandis
inibidores de proteinases
sementes
proteção ambiental
algodão - Doenças e pragas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências Genômicas, Genética Molecular e de Populações, Biotecnologia Molecular
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia
Citation: GOMES, Angélica de Paula Galvão. O uso de inibidores de proteinases presentes em sementes de grão de bico (cicer arietnum) como fator de defesa para o controle do bicudo do algodoeiro (anthonomus grandis). 2002. 1 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Genômicas, Genética Molecular e de Populações, Biotecnologia Molecular) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2002.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/17
Issue Date: 29-Jul-2002
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo - Angelica.pdf78.73 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.