Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1689
Type: Dissertação
Title: A construção de uma proposta pedagógica transdisciplinar como eixo de mudança em um processo participativo de gestão ambiental
Author(s): Moraes, Josefina Reis de
First Advisor: Araujo, Paulo Ricardo da Rocha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Chassot, áttico Inácio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Antônio José Andrade
Summary: Este trabalho de pesquisa discute e analisa a construção de uma Proposta Pedagógica Transdisciplinar que aspira a ser um dos eixos de mudança no processo de gestão ambiental participativo, desenvolvido na comunidade da Colônia Agrícola Samambaia, que integra o Setor Habitacional Vicente Pires, na Região Administrativa de Taguatinga, Distrito Federal. Trata-se de uma investigação desenvolvida no INÉDITO Instituto de Educação Integral Transdisciplinar - escola privada com atendimento a alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de primeira a quarta série. A proposta curricular em questão tem como principais pilares a Educação Ambiental e a Gestão Participativa, implementada com uma abordagem transdisciplinar e transversal. A pesquisa-ação foi a metodologia escolhida e a observação participante utilizada em todas as fases pesquisa. Outras noções enriqueceram o trabalho como o pensamento sistêmico, a cotidianidade e a abordagem fenomenológica da corporeidade. A água constituiu a metáfora ecopedagógica que permeou e organizou todo o processo educativo. A construção coletiva do conhecimento sob a ótica da sustentabilidade, com foco nas questões ambientais locais e com a participação da comunidade escolar, foi fundamental para demonstrar a importância da Gestão Democrática e da Educação Ambiental, para um processo de transformação sócio-ambiental participativo
Abstract: This work of research argues and analyzes the construction of a Transdisciplinar Pedagogical Proposal that wish to be one of the axles of change in the process of participate environmental management developed in the community of Samambaia Agricultural Colony which integrates Vicente Pires Inhabitant Sector, in the administrative region of Taguatinga City, State of Distrito Federal. It s about an inquiry developed in INEDITO Institute of Integral Transdisciplinar Education - a private school which educates students from high school, from the first to the fourth series. The curricular proposal in question has as main pillars the Environmental Education and the Participating Management implemented in a transdisciplinar and transversal way. The research-action was the chosen methodology and the participant observation used in all the phases of the search. Other slight knowledge had enriched the work as the systemic thought, the day routine and the phenomenological approach of the community. The water constituted the ecopedagogical metaphor that coated and organized all the educative process. The group construction of the knowledge under the point of view of sustainability with focus in the local ambient questions and with the participation of the scholar community was fundamental to demonstrate the importance of the Democratic Management and the Environmental Education for the social environmental and participative process of transformation.
Keywords: educação ambiental
transdisciplinaridade
transversalidade
gestão participativa
transformação social
environmental education
transdisciplinarity
transversatility
democratic management
social transformation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Gestão Ambiental
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Citation: MORAES, Josefina Reis de. A construção de uma proposta pedagógica transdisciplinar como eixo de mudança em um processo participativo de gestão ambiental. 2006. 256 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1689
Document date: 10-May-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Josefina.pdf5.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.