Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1684
Type: Dissertação
Title: Por entre pedras, desafios, encantos e incertezas :Tamboril, uma gruta ameaçada em busca de seu equilíbrio ecossistêmico
Author(s): Ferreira, Maria Aparecida Santana
First Advisor: Abreu, Lucijane Monteiro de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pasqualetto, Antônio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ruschmann, Doris Van de Meene
Summary: Na sua gênese, este trabalho foi resultado de uma pesquisa realizada em dois diferentes elementos, mas que se complementaram no decorrer de sua elaboração. Ao longo dos anos 2000 e 2001, estudos, descobertas e inúmeras emoções frente aos aspectos cênicos de Tamboril começam delimitar sua história e o seu acervo, assim como o levantamento das atividades impactantes e consequentes de Tamboril e região do entorno (espeleoturismo desordenado e exploração consequente de calcário dolomítico) e seus aspectos sócio-político-cultural-ideológico. Quanto as suas atividades, essas podem ser vistas sob inúmeras variantes e perspectivas. Entende-se, porém, que numa época do capitalismo selvagem, de competitividade, de hiperinformações e de desinformações, cresce o desapego à natureza, dessacralizando-a e levando-a ao seu uso sustentável devido ao aumento da ignorância ambiental ou do analfabetismo ambiental. Fazendo surgir a necessidade de sistematizar todo o material colhido durante a pesquisa em si, tendo como eixo comum a preocupação com a Gruta Tamboril e sua relação com as atividades espeleoturísticas e com a exploração desordenada do calcário dolomítico na região do seu entorno. Assim, apesar ainda, de uma visãorestrita e pouco destorcida da realidade de Tamboril, faz-se necessário sentir-se parte dela, enquanto lugar, é preciso conhecê-la, descobrir seus encantos e conhecer seus problemas para uma possível solução e adequar instrumentos legais tais como: Planejamento Ambiental Espeleológico, plano de manejo Espeleológico (PME), Planejamento Ambiental, Monitoramento das atividades Cavernícolas, dentre outras medidas alternativas para o uso Ecologicamente Sustentável de Tamboril nas múltiplas perspectivas e facetas, primando sempre a sensibilização e conscientização ecológica e ética, onde a Ética Ambiental e a Educação Ambiental tornam-se o eixo principal dos procedimentos e técnicas específicas para a conservação/preservação de Tamboril. Dentre o qual o Esoeleoturismo em conjunto com a conservação ambiental associada ao desenvolvimento econômico, e uma das formas mais ágeis e baratas de gerar emprego e renda, co-responsabilizando assim, visitantes, guias, comunidade local, proprietário, ONGS, OGs, CECAV/IBAMA, Prefeitura de Unaí - MG, dentre outros atores e agentes sociais envolvidos na problemática de Tamboril.
Keywords: equilíbrio ecossitêmico, gruta, Tamboril
CNPq: CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Gestão Ambiental
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Citation: FERREIRA, Maria Aparecida Santana. Por entre pedras, desafios, encantos e incertezas :Tamboril, uma gruta ameaçada em busca de seu equilíbrio ecossistêmico. 2002. 1 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2002.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1684
Document date: 12-Dec-2002
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo Maria Aparecida.pdf29.95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.