Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/168
Type: Dissertação
Title: Tsunami comunicacional : navegando nas ondas virtuais de uma celebridade
Author(s): Fideles, Paula Magalhães 
First Advisor: Geraldes, Elen Cristina
Summary: Este trabalho analisa a utilização da internet como espaço comunicacional para a interação entre a cantora brasileira Cláudia Leitte e seu público. Por meio das funções da linguagem predominantes em redes sociais como o Twitter e o Orkut, procura-se identificar as características dessa nova relação entre uma celebridade e o fã no ciberespaço. Esse contato pode estar acarretando uma mudança no que diz respeito à produção, consumo e divulgação de um produto musical. A sociedade da informação contribui para dar uma maior visibilidade midiática aos artistas, além de auxiliar o surgimento de uma nova linguagem repleta de informalidade. A rapidez que os dados correm na internet mostra a sede por novidade, o acúmulo de informações, o sucesso do compartilhamento de arquivos e a propagação do marketing viral. A globalização mostra sua face. E essa nova era é apenas uma transição entre o mundo desconectado e longínquo para um mundo desterritorializado e conectado. A pesquisa mostra que a total democratização das novas tecnologias ainda não aconteceu, mas num futuro próximo, o ser humano e a máquina poderão se tornar aliados ou até mesmo um só organismo.
Abstract: This study examines the use of the Internet as a space for communicative interaction between the Brazilian singer Claudia Leitte and their audiences. Through the functions of language prevalent in social networks like Twitter and Orkut, attempts to identify the characteristics of this new relationship between a celebrity and fan in cyberspace. This contact may be causing a change in relation to production, consumption and dissemination of a musical product. The Information Society provides great media visibility to artists, and helps the emergence of a new language full of informality. The speed that the data flow on the Internet shows a thirst for novelty, the accumulation of information, the success of file sharing and the spread of viral marketing. Globalization shows its face. And this new era is just a transition between the disconnected and distant world into a deterritorialized and connected world. The research shows that full democratization of new technologies has not happened yet, but in the near future, the human and the machine could become allies or even a single body
Keywords: comunicação
cibercultura
música
celebridade
rede social
communication
cyberculture
music
celebrity
social network
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Comunicação
Program: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citation: FIDELES, Paula Magalhães. Tsunami comunicacional : navegando nas ondas virtuais de uma celebridade. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/168
Document date: 17-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paula_fideles.pdf988.96 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.