Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1678
Type: Dissertação
Title: A ocupação urbana no entorno de unidade de conservação: omissão, descaso ou oportunismo? O caso da invasão da estrutural no entorno do parque nacional de Brasília
Author(s): Corrêa, Kátia Simone Marsicano
First Advisor: Dias, Genebaldo Freire
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araujo, Paulo Ricardo da Rocha
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida Júnior, José Maria Gonçalves de
Summary: O crescimento populacional e a ocupação desordenada do solo em centros urbanos têm conduzido à degradação ambiental e ampliado os riscos de redução da qualidade de vida. Neste processo, apesar de toda a legislação que norteia o desenvolvimento sustentável, áreas naturais vitais para a sustentação da vida - mesmo protegidas por Unidades de Conservação - estão sendo "ilhadas" pela expansão das atividades humanas. O fenômeno é também resultado de distorções, como a exclusão social, que induz comunidades inteiras a sujeitarem-se a condições subumanas de sobrevivência. O social, o ambiental e os interesses políticos não raro se confrontam e comprometem não apenas o presente como o futuro da vida nas cidades. O caso da invasão da Estrutural, que se consolidou no entorno do Parque Nacional de Brasília, é um exemplo. Apesar de estar sob a guarda de órgãos ambientais federais e do Distrito Federal, o parque está sob o risco de ver perdida a sua integridade. Estudos preliminares indicam que a ocupação humana muito próxima já causou impactos significativos ao local. Mas, afinal, como e por que ocorre tudo isso, se a legislação ampara o Parque Nacional, reconhecido pela Unesco como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera? Este trabalho foi realizado com o objetivo de recontar essa história e contribuir para o debate sobre os fatos. A conclusão é que a existência de um rigoroso arcabouço legal, por si só, mostrou-se insuficiente para conter a ocupação e os órgãos responsáveis por fazer cumprir as disposições legais falharam no desempenho de seus papéis.
Keywords: Unidades de conservação
Oportunismo
Parque Nacional de Brasília
Planejamento urbano -conservação
Colonização agrária - Brasília
CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Gestão Ambiental
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Citation: CORRÊA, Kátia Simone Marsicano. A ocupação urbana no entorno de unidade de conservação: omissão, descaso ou oportunismo? O caso da invasão da estrutural no entorno do parque nacional de Brasília. 2003. 1 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1678
Document date: 12-Dec-2003
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo Katia.pdf28.44 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.