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Type: Dissertação
Title: A percepção dos professores de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal diante dos efeitos da radiação ultravioleta solar no ambiente de trabalho
Author(s): Fernandes, Renata Fortes 
First Advisor: Costa, Maria Albertina Pires Maranhense
Summary: Na década de 80, foi constatada a diminuição da concentração da camada de ozônio e como consequência o aumento da incidência da radiação ultravioleta solar no mundo. Desde então, as implicações são cada vez mais sentidas e as estatísticas apontam o câncer de pele como o mais comum da população brasileira. O profissional de Educação Física sofre com a falta de infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades, uma vez que o ambiente de trabalho é exposto ao sol e à poeira. O objetivo deste trabalho foi verificar, por meio de pesquisa de campo, a percepção dos professores de educação física que desenvolvem suas atividades laborais nos Centros de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, diante dos efeitos da exposição solar em seu ambiente de trabalho. Para isto, torna-se imprescindível percorrer os específicos: identificar os riscos que os profissionais de Educação Física estão submetidos em seu ambiente de trabalho; identificar o número de Centros de Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal e as suas infraestruturas para a prática de educação física; mapear os Centros de Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal, utilizando as ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e identificar as políticas públicas que garantam o exercício da profissão do docente de educação física de forma saudável. Os métodos adotados para este estudo foram as pesquisas de campo e bibliográfica. Aquela contou com a participação de 60 professores de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O instrumento de pesquisa foi o questionário, contendo 41 questões fechadas seguido de seu processamento. Os resultados indicaram que os professores percebem que correm riscos ao se exporem à radiação ultravioleta em seu ambiente de trabalho devido à falta de infraestrutura adequada para o exercício de sua profissão.
Abstract: In the 80s, was found to decrease in the concentration of the ozone layer and consequently the increased incidence of solar ultraviolet radiation in the world. Since then, the implications are increasingly felt and the statistics indicate skin cancer as the most common of the population. The Physical Education professional suffers from a lack of infrastructure for the development of their activities, since the work environment is exposed to sun and dust. The objective of this study was to verify through field research the perception of physical education teachers who develop their work activities at the Centers for Basic Education of the State Secretariat for Education of the Federal District on the effects of sun exposure on your desktop. For this, it is essential to go through the specific: identify the risks that physical education professionals are subjected in their work environment, identify the number of centers of public elementary school in the Federal District and its infrastructure for the practice of education physics; map the centers of public elementary school in the Federal District, using the tools of Geographic Information System (GIS) and to identify public policies that guarantee the exercise of the profession of teaching physical education in a healthy way. The methods adopted for this study were field research and literature. That included the participation of 60 physical education teachers of the State Secretariat of Education of the Federal District. The survey instrument was a questionnaire containing 41 closed questions followed by their processing. The results indicated that teachers perceive that risks when they are exposed to ultraviolet radiation in the workplace due to lack of adequate infrastructure for the exercise of their profession.
Keywords: educação física
distrito federal (Brasil)
professores
radiação
ultravioleta
ambiente de trabalho
saúde ambiental
teachers
perception
uva and uvb rays
risks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Gestão Ambiental
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Citation: FERNANDES, Renata Fortes. A percepção dos professores de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal diante dos efeitos da radiação ultravioleta solar no ambiente de trabalho. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1646
Document date: 29-Jun-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

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