???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1614
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise sobre o diagnóstico dos municípios participantes do projeto educando com a horta escolar no ano 2008, como eixo gerador da prática sustentável e pedagógica
???metadata.dc.creator???: Ataides, Moisés dos Anjos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Genebaldo Freire
???metadata.dc.description.resumo???: No âmbito dos Termos de Cooperação Técnica TCP/BRA/3003, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), surgiu o projeto A Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável. A experiência desse projeto piloto reafirmou a importância da discussão integrada das temáticas - alimentação, nutrição, ambiente e currículo escolar. Em 2008, o (FNDE/MEC) e a (FAO) iniciaram a ampliação do projeto para mais 14 (quatorze) municípios, sendo 12 (doze) no estado da Bahia e 02 (dois) no estado de Goiás, selecionados a partir de critérios técnicos definidos pela Coordenação Nacional do Projeto. Este trabalho de pesquisa, contem informações captadas por vários instrumentos metodológicos de avaliação e monitoramento que foram de suma importância para construção de um diagnóstico real e objetivo do projeto. A primeira parte deste trabalho, contem um breve histórico de Educação Ambiental e Definições sobre a sustentabilidade com vistas de que o projeto Educando com a Horta Escolar ultrapassem o campo dos gabinetes como mais um projeto para alcançar uma visão de que é possível construir expectativas de sustentabilidade nas três áreas que o projeto engloba: educação, nutrição, ambiente e horta. Possui também uma breve descrição do projeto, a metodologia utilizada por ele para sua implantação nas escolas, a apresentação dos municípios participantes e por fim a avaliação sob o olhar do município proporcionando encaminhamentos relevantes para a continuidade do mesmo. Mostra os dados de características dos 02 municípios, com informações de estruturas, as redes de ensino, pesquisa com os gestores, quantidade de escolas, produção de alimentos, alimentação escolar, formação e estudos, dados cadastrais de cada escola, quantidade de alunos, o PPP e currículo da escola, indicadores educacionais, implantação da horta nas escolas, problemas detectados, situação 9 das escolas sobre as doenças, lanche preferidos, armazenamento dos alimentos, e os comentários das escolas em relação ao projeto.
Abstract: Under the Technical Cooperation TCP/BRA/3003, the National Development Fund of Education Ministry of Education (FNDE / MEC) and the United Nations Food and Agriculture Organization (FAO), the project emerged "The Garden School Shaft Generator and community dynamics, Environmental Education and Sustainable Development and Healthy Eating." The experience of this pilot project reaffirmed the importance of integrated discussion of the themes - food, nutrition, environment and curriculum. In 2008, the (FNDE / MEC) and (FAO) began the expansion of the project for over 14 (fourteen) municipalities, 12 (twelve) in the state of Bahia and 02 (two) in the state of Goias, selected based on criteria technical standards defined by the National Project. This research, contains information gathered by various methodological tools for evaluating and monitoring that were critical to building a real diagnosis and objective of the project. The first part of this work, contains a brief history and definitions of environmental education with a view on the sustainability of the project with the school garden Educating beyond the field offices "as one more project" to achieve a vision that it is possible to build expectations sustainability in three areas that the project involves: education, nutrition, environment and garden. It also has a brief description of the project, the methodology used by him for its implementation in schools, the presentation of the participating municipalities and ultimately the assessment under the gaze of the city providing referrals to relevant continuity. Shows the characteristic data of the 02 municipalities, with information on structures, educational systems, research managers, number of schools, food production, food education, training and studies, registry data from each school, number of students, PPP and the school curriculum, educational indicators, 11 implementation of the garden at school, problems detected, the situation of schools about the disease, favorite snack, food storage, and comments from schools about the project.
Keywords: educação ambiental
alimentação escolar
environmental education
sustainability
evaluation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::PLANEJAMENTO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão Ambiental
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental
Citation: ATAIDES, Moisés dos Anjos. Análise sobre o diagnóstico dos municípios participantes do projeto educando com a horta escolar no ano 2008, como eixo gerador da prática sustentável e pedagógica. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasí­lia, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1614
Issue Date: 30-Sep-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moises dos Anjos Ataides.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.