Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1586
Type: Dissertação
Title: Gestão de ti como ferramenta de aprimoramento de programas nacionais na área de educação: Estudo de caso: programa nacional do livro didático - pnld
Other Titles: Management of it as tool for improvement of education national programs(case study: national program of school books)
Author(s): Santana, Ary Vicente de
First Advisor: Loyolla, Waldomiro Pelágio Diniz de Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silveira, Marco Antônio da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alvarenga, Rogério
Summary: As tecnologias da informação podem oferecer valiosos recursos ao aperfeiçoamento dos programas nacionais. É necessário, contudo, perceber como esses recursos têm evoluído e o quanto eles provocam modificações dentro e fora dos limites das organizações. Os programas de abrangência nacional, em especial num país de extensas dimensões territoriais como é o Brasil, podem necessitar da participação de diversas instituições, no segmento público e privado, para que os objetivos sejam alcançados. Os recursos arrecadados da área privada, por intermédio de tributos, devem ser bem administrados e então devolvidos a população na forma de produtos e serviços que o governo considera prioritários. Compreender a diversidade de desdobramentos que antecedem e sucedem a tecnologia da informação, buscando destacar que não só o domínio das tecnologias assegura o sucesso, mas também os efeitos que ela provoca, desde o planejamento organizacional até a repercussão nos clientes e fornecedores, é o objetivo deste trabalho. Por meio de uma revisão bibliográfica de obras que tratam de programas nacionais, das tecnologias da informação e da cadeia de valores, será considerado o Programa Nacional do Livro Didático, como estudo de caso, para verificar as aplicações destes instrumentos e suas repercussões. Verifica-se que as confluências das tecnologias da computação e comunicação têm proporcionado diversas possibilidades para interligar instituições, tornando possível o desenvolvimento de programas nacionais em uma forma mais ágil e econômica. Além disso, permitem maior transparência das ações e interação com os clientes (contribuintes).
Abstract: Information technology is a tool for adding value and resources in the improvement of education national programs. However, it is needed to understand how these resources have evolved and how much change they cause in and out of organizations. National scope programs, especially in a country as vast in distances as Brazil, may need different public and private institutions to take part on the effort so that goals are reached. Resources coming from the private sector with the collection of taxes must be well managed and then given back to the population in the form of products and services considered a priority by the government. This study is aimed at understanding the diversity of the unfoldings that come before and after the information technology, thus trying to highlight not only the range of existing technologies leading to success, but also their effects, from the organizational planning to the repercussion with clients and suppliers. With a support on the literature encompassing national programs, information technology and the value chain, the National Program of School Books will be taken as a case study in order to verify the uses of this instrument and its repercussion. Computer and Communication technologies have made it possible for institutions to be interconnected, thus fostering the development of national programs more expeditiously and more economically. Moreover, they allow for a greater transparency of actions and interaction with clients (taxpayers).
Keywords: tecnologia da informação; educação; sistemas de informação
tecnologia da informação
educação
information technology
national programs
value chain
alignment of it to the planning
outsourcing
methodology of development systems
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: SANTANA, Ary Vicente de. Management of it as tool for improvement of education national programs(case study: national program of school books). 2003. 231 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.
Access Type: Acesso Embargado
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1586
Document date: 24-Feb-2003
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
texto completo.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.