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Type: Dissertação
Title: A co-criação e a inovação em serviços : um estudo em agências de publicidade
Author(s): Sabioni, Andre Roberto 
First Advisor: Nehme, Claudio Chauke
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha Neto, Ivan
???metadata.dc.contributor.referee2???: Curvello, João José Azevedo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Galvão, Adriano Braun
Summary: A inovação em serviços é apontada por muitos autores como um dos principais desafios das empresas competitivas do setor de serviços. No entanto, pouco se sabe sobre a efetividade do envolvimento do cliente de agências de publicidade e os impactos para a inovação nos serviços das agências. Este trabalho faz uma investigação sobre a relação entre a co-criação e a inovação em agências de publicidade, abordando o envolvimento do cliente para co-criar, as ferramentas utilizadas e os impactos na inovação. A pesquisa aconteceu em duas fases, a primeira qualitativa, explorando o caso de uma agência, e a segunda fase qualitativa realizado com as 50 maiores agências do mercado brasileiro. O objetivo do estudo é compreender como a co-criação entre cliente e agência contribui para a inovação nos serviços das agências de publicidade. As conclusões demonstram a relação positiva entre a co-criação e a inovação em serviços, seus impactos para a competitividade, os ganhos de qualidade e as principais ferramentas utilizadas. A co-criação é uma prática comum entre as agências e aponta a como condição essencial para se desenvolver algumas soluções inovadoras.
Abstract: Service innovation is regarded by many authors as one the core issues faced by competitive companies in the tertiary sector. However, not much is known on the effectiveness of client-driven innovation in the advertising sector. This study proposes to research the relation between co-creation and innovation within advertising on a three-perspective approach: client-driven re-creation, tools required and its impacts on innovations. Its analytical method relies on two qualitative approaches. The first one has been developed on an agency case whilst the second one has been undertaken on the top 50 agencies based on the Brazilian market. It aims at building an academic reflection as to how client-agency recreation contributes for innovation process in the advertising sector. Its main conclusions draw the attention to the positive relation between competitiveness and quality improvement as well as highlight the main tools required within this process. Co-creation is regarded as a common practice within agencies that paves the way towards creative solutions
Keywords: Inovação Aberta
Inovação em Serviços
Co-criação
Gestão do Conhecimento e Agências de Publicidade
Open Innovation
Innovation in Service
Co-creation
Knowledge Management
Advertising Agency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: SABIONI, Andre Roberto. A co-criação e a inovação em serviços : um estudo em agências de publicidade. 2009. 60 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1585
Document date: 24-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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