Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1579
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Welington Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Fresneda, Paulo Sérgio Vilchespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Campos, Fábio Bianchipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3079654696798478por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Rejane Maria da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796302U1por
dc.date.accessioned2016-06-24T04:20:35Z-
dc.date.available2009-11-24pt_BR
dc.date.issued2009-08-28pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Welington Souza. Instrumento de avaliação da satisfação de usuários de produtos de software. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1579-
dc.description.resumoÉ um grande desafio para qualquer organização que produz software atingir um alto nível de qualidade em seu produto. Simplesmente produzir software com aspectos técnicos excelentes não é mais suficiente. Há uma grande demanda por softwares que sejam amplamente acessíveis, de fácil utilização e aprendizado e que se integrem ao ambiente de trabalho, sobretudo que sejam desenvolvidos com foco nos usuários finais.Pode-se esbarrar em um critério muito subjetivo ao se desenvolver com direcionamento ao usuário final, que é a satisfação obtida pelo usuário no uso de determinado software. Esta satisfação nada mais é do que a percepção do usuário sobre o produto, que pode ser influenciada por alguns fatores, os quais estão relacionados com o observador, com o alvo da percepção ou com o próprio contexto de uso.Com base nesses pressupostos, esta pesquisa buscou trabalhar dentro de uma abordagem um pouco diferente da convencional usada na avaliação de software, o que permitiu a construção de um instrumento para avaliação da satisfação de usuários finais de produtos de software, que além de identificar o nível de satisfação do usuário com determinadas características, funcionalidades e comportamentos do software avaliado, também analisa fatores externos ao software que possam impactar em sua satisfação, provendo assim, subsídios a empresa desenvolvedora do produto para que implemente melhorias direcionadas às necessidades dos usuários finais de seu software.por
dc.description.abstractIt is a great challenge for any organization that produces softwares to reach a high level of quality in its product. To simply produce softwares with excellent technical aspects is not enough. There is a great demand for softwares that are widely accessible, easy to use and master, integrated with the workplace and, above all, that are developed targeting at the end users. To develop aiming the end user may trigger a very subjective criterion which is the satisfaction that the user acquired having used a given software. This satisfaction is nothing more than the perception of the user about the product, which can be influenced by some factors related to the observer, the target of the perception or the even context of use. Based on the stated assumptions, this research worked on a different approach from the other usual software evaluation concept, which has allowed the construction of an instrument to evaluate the end users satisfaction of software products that besides identifying the level of determined satisfaction of the user with characteristics, functionalities and behaviors of the evaluated software, it also analyzes external factors to the software that can impact in its satisfaction, thus providing subsidies to the company in charge of developing the product so that it implements direct improvements to the necessities of the end users of its software.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3612/Texto%20completo%20Welington%20Souza%20Alves%20-%202009.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8626/Texto%20completo%20Welington%20Souza%20Alves%20-%202009.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualidade de Softwarepor
dc.subjectQualidade em Usopor
dc.subjectSatisfação do Usuáriopor
dc.subjectMétodo de Avaliaçãopor
dc.subjectInstrumento de Avaliaçãopor
dc.subjectSoftware Qualityeng
dc.subjectQuality in Useeng
dc.subjectUser Satisfactioneng
dc.subjectEvaluation Methodeng
dc.subjectEvaluation Instrumenteng
dc.subjectsoftware - controle de qualidade; software - utilização - satisfação do consumidorpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpor
dc.titleInstrumento de avaliação da satisfação de usuários de produtos de softwarepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo Welington Souza Alves - 2009.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.