Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1576
Type: Dissertação
Title: Gestão da Qualidade dos Processos Assistenciais e Acreditação Hospitalar
Author(s): Emidio, Luci de Fátima 
First Advisor: Alonso, Luiza Beth Nunes
First co-advisor: Ferneda, Edílson
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sousa, João Batista de
Summary: Este trabalho é um estudo observacional descritivo e qualitativo de uma amostra de conveniência de hospitais acreditados pela Organização Nacional de Acreditação e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação, nas cidades de Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Neste trabalho é informado o que há em comum nas ações rotineiras para manter o selo de hospital acreditado. Descreve o processo de implantação da acreditação a partir da gestão da qualidade dos processos assistenciais, envolvendo a gestão clínica e a gestão administrativa de modo particular e altamente necessário. Apresenta também, as melhorias obtidas com a acreditação, os fatores facilitadores e dificultadores do processo de acreditação nas instituições hospitalares. Dentro do processo de acreditação, são discutidos e avaliados processos de relacionamento da instituição com o paciente; como a acreditação pode garantir maior segurança ao paciente, o mapeamento e aperfeiçoamento dos processos de assistência e ainda a inserção da acreditação como incremento qualitativo. Aponta as etapas de acreditação e os principais instrumentos do processo, com planilhas de indicadores comumente utilizados pelos hospitais que decidem por avaliar a qualidade dos processos assistenciais.
Abstract: This work is an observational study, descriptive and qualitative, of a conventional sample of hospitals accredited by the National Organization of Accreditation and by the Brazilian Consortium of Accreditation, in Brasília, São Paulo and Porto Alegre. It is informed in this work what is in common in daily actions to maintain the stamp of an accredited hospital. It describes the process of implantation of accreditation from the administration of quality of the process of assistance, involving the clinical administration and the administrative management particularly and necessarily. It also shows the improvement obtained with the accreditation, easy and difficult factors of the process of accreditation in the hospitals. Inside the process of accreditation, it is discussed and evaluated the process of relation between the institution and the patient; how the accreditation can guarantee a better security to the patient, the mapping and improvement of the processes of assistance and the insertion of the accreditation as qualitative increment. Indicate the stages of the accreditation and the main instruments of the process, with indicator worksheet commonly used by hospitals that decided to evaluate the quality of the process of assistance.
Keywords: gestão da qualidade
gestão hospitalar
acreditação hospitalar
management of quality
hospital management
hospital accreditation
gestão da qualidade total; hospital - administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: EMIDIO, Luci de Fátima. Gestão da Qualidade dos Processos Assistenciais e Acreditação Hospitalar. 2009. 63 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1576
Document date: 23-Jun-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo Luci Emidio - 2009.pdf365.52 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.