Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1563
Type: Dissertação
Title: Competências relacionadas à aprendizagem organizacional em equipes de projetos
Competências relacionadas à aprendizagem organizacional em equipes de projetos
Author(s): Santos, Isabela Mendes Gaya Lopes dos 
First Advisor: Lucena Filho, Gentil José de
First co-advisor: Campos, Rodrigo Pires de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Julio Eduardo da Silva
Summary: A gestão por projetos tem sido uma disciplina estudada nas instituições de ensino e praticada nas organizações. É por meio dos projetos que as estratégias organizacionais são implantadas, mas, para que sejam realizados, é necessária uma equipe de trabalho, responsável por transformar as idéias em produtos ou serviços. Essa transformação contempla o processo de aprendizagem, que considera a criação, o compartilhamento e a experimentação do conhecimento. Muitos são os autores que tratam da importância do processo de aprendizagem nas equipes de projetos, no entanto, não foram encontradas referências na literatura que dizem respeito a competências necessárias para o desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional dentro dos projetos. Neste sentido, este trabalho teve como o objetivo a identificação e a avaliação de competências relacionadas à Aprendizagem Organizacional em equipes de projetos no âmbito da Administração Pública Federal. Nesse trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou a definição e a elaboração de um instrumento para a avaliação de competências, além da pesquisa de campo, que possibilitou a aplicação desse instrumento em equipes de projetos ligadas à Administração Pública Federal. Com esse estudo, foram identificadas as competências relacionadas à Aprendizagem Organizacional em equipes de projetos, a partir do mapeamento do grau de importância e do grau de domínio de comportamentos previamente definidos. Além disso, verificou-se que as equipes de projetos de organizações da Administração Pública Federal declararam a importância das competências identificadas para o desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional, bem como a necessidade de desenvolvimento dessas competências dentro dos projetos em que atuam.
Abstract: The Project Management has been studied in the education institutions and used in the organizations. By means of projects that the organisational strategies are implemented, but is necessary a team that transforms the ideas into products or services. This transformation considers the learning process, and includes the knowledge creation, sharing and experimentation. Many authors deals with the importance of the learning process in projects teams, however, had not been found references in literature related to the necessary competences for the development of the Organisational Learning in projects. Accordingly, this work had the objective the identification and the evaluation of competences related to the Organisational Learning in Brazilian Federal Public Administration projects team. In this work, a bibliographical research was carried through, that made possible the definition and the elaboration of an instrument for the competences evaluation besides the field research, that made possible the application of this instrument in projects teams of the Brazilian Federal Public Administration. With this study, was identified the competences related to the Organisational Learning in projects teams, from the mapping of the degree of importance and the degree of domain of behaviors previously defined. Moreover, it was verified that the Brazilian Federal Public Administration projects teams had declared the importance of the competences identified for the development of the Organisational Learning, as well as the necessity of development of these competences inside of the projects where they act.
Keywords: aprendizagem organizacional
gestão por projetos e avaliação de competências
organisational learning
project management
competences evaluation
Gestão do conhecimento; projetos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: SANTOS, Isabela Mendes Gaya Lopes dos. Competências relacionadas à aprendizagem organizacional em equipes de projetos. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1563
Document date: 11-Dec-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo Isabela Gaya 2008.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.