Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1557
Type: Dissertação
Title: Condicionantes do processo decisório na terceirização da manutenção de software: um estudo de caso em empresa pública
Author(s): Allievi, Odalis Jodoé 
First Advisor: Figueiredo, Rejane Maria da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferneda, Edílson
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fukuda, Cláudia Cristina
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Rildo Ribeiro dos
Summary: A manutenção de software é a atividade que mais consome recursos no ciclo de vida de um software. Muitas empresas têm buscado na terceirização a força de trabalho de que precisam para fazer frente ao esforço demandado por esse serviço. Porém, a decisão em adotar, ou não, a terceirização é um processo crítico que influencia no sucesso ou fracasso do processo de terceirização. Este trabalho definiu um conjunto de condicionantes para auxiliar decisores no processo decisório na terceirização da manutenção de software, com base em modelos de gestão de Tecnologia da Informação. Adotou-se pesquisa bibliográfica e estudo de caso com procedimentos de pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Como resultados foram definidas dez condicionantes que foram confirmadas por profissionais que vivenciaram o processo de terceirização da manutenção de software em uma grande empresa pública. A observação destas condicionantes, reveladas no estudo de caso, podem ser utilizadas como subsídios no processo decisório de futuras terceirizações da manutenção de software dessa e de outras empresas.
Abstract: Software maintenance is the task that most requires resources in a software life cycle. Lots of companies have been in pursuit of outsourcing human resources to attend the demand of this service. However, the decision to outsourcing is a delicate process that interferes in the success or failure of outsourcing process. This study highlighted factors that can support managers in the decision making process to outsourcing software maintenance tasks, based in Information Technology management models. This research was conducted through a case study, bibliographic research, participant observation and interviews. The results listed ten influencing factors that were confirmed by professionals that experienced outsourcing process in software maintenance in a huge public institution. The observance of such factors, revealed during this study, can be used as subsidy in future outsourcing decision making process for software maintenance in the institution studied and in other companies.
Keywords: Terceirização de tecnologia da informação
Manutenção de software
Processo decisório
Gestão de tecnologia da informação
Information technology outsourcing
Software maintenance
Decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: ALLIEVI, Odalis Jodoé. Condicionantes do processo decisório na terceirização da manutenção de software: um estudo de caso em empresa pública. 2008. 214 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1557
Document date: 30-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo Odalis - 2008.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.