Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1551
Type: Dissertação
Title: Raciocínio qualitativo no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação
Author(s): Alcantara, Ricardo Mendanha Piquet de
First Advisor: Nobrega, Germana Menezes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Salles, Paulo Sérgio B. de Almeida
???metadata.dc.contributor.referee2???: Figueiredo, Rejane Maria da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Saito, Carlos Hiroo
Summary: Atualmente o risco operacional das empresas é fortemente influenciado pela Governança e Gerenciamento da Tecnologia da Informação (TI) desde que a dependência existente é muito grande. A utilização de frameworks de governança e a transformação da área de TI em uma provedora de serviços, procura direcionar a administração dos recursos humanos e tecnológicos em prol dos objetivos de negócio. Entretanto, a tarefa não é simples. Como objeto de estudo, considerou-se uma instituição bancária, onde as tentativas de transformar a área de TI têm esbarrado em dificuldades como, por exemplo, na transferência do conhecimento frente à maior especialização. Nesse cenário, supõe-se que utilizar modelos para a disseminação e aquisição de conhecimento pode contribuir para superar as barreiras existentes e enriquecer os processos da área de TI. Particularmente os modelos criados utilizando a teoria do Raciocínio Qualitativo permitem expor a cadeia causal subjacente aos eventos relacionados ao Gerenciamento da TI e podem ser importante para a formação do conhecimento dos intervenientes, sejam os envolvidos com a concepção e implementação de uma solução, ou os envolvidos em seu acompanhamento. Neste trabalho, são propostos três modelos utilizando o Raciocínio Qualitativo que representam, em conjunto, uma solução típica Web. Eles são: o modelo do Servidor Web, do Servidor de Aplicação e do Servidor de Banco de Dados. Esses modelos foram validados conceitualmente por especialistas de cada área. A fim de ser realizada uma investigação preliminar de aceitação da proposta foi elaborada uma oficina de trabalho sobre a modelagem qualitativa em questão.
Abstract: Nowadays, operational risk in companies is strongly affected by Governance and TI Management. There is a huge dependency among them. In order to direct human and technological resources management to business goals IT Governance Frameworks are used and IT is considered a service provider. But it is not a simple task to use these frameworks or transform IT in a service provider. This work is taking into account a commercial bank with difficulties in sharing knowledge face to the increase of specialization in many IT areas. In this stage is our intention to use models for distribution and creation of knowledge. It is supposed models may override defensive routines in the organization and improve IT processes. Some models created using Qualitative Reasoning can exposure underlying causal chain related to the IT management and can be important to create and improve the knowledge of the employee involved in a solution implementation or involved in a solution management. It was made three models using Qualitative Reasoning representing a Web Solution. They are: Web Server model, Application Server model and Database Server model. These models were validated by specialists in each area. In order to check proposal acceptance it was one workshop about using Qualitative Modeling in that scenario.
Keywords: gerenciamento de TI
raciocínio qualitativo
teoria qualitativa dos processos
IT management
qualitative reasoning
qualitative process theory
gestão do conhecimento; tecnologia da informação - administração; recursos humanos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: ALCANTARA, Ricardo Mendanha Piquet de. Raciocínio qualitativo no gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1551
Document date: 14-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo Ricardo Piquet - 2008.pdf4.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.