Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1542
Type: Dissertação
Title: Um repositório de experiência docente integrando estrutura a priori e estrutura emergente a partir da abordagem de WIKI Semântico
Author(s): Gonçalves, José Jesse
First Advisor: Nobrega, Germana Menezes da
First co-advisor: Lima, Fernanda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Campos, Rodrigo Pires de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Evandro de Barros
Summary: Docentes usam diferentes técnicas e metodologias de ensino que resultam em experiências individuais que, de modo geral, são compartilhadas informalmente e de forma restrita a grupos pequenos de docentes. O compartilhamento e as discussões de forma mais abrangente das experiências docentes podem ser importantes para muitos docentes e para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, pode significar uma contribuição para a gestão do conhecimento de Instituições de Ensino. Em trabalhos anteriores foi desenvolvido um ambiente para o compartilhamento de experiências docentes de uma mesma subárea temática e de perfeiçoamento de material instrucional por meio de uma rede formalmente organizada. Entretanto, o registro das experiências é feito usando a abordagem de metadados e de maneira sintática. Segundo pesquisas, o preenchimento de metadados sem um vocabulário estruturado, com ambigüidades e problemas semânticos, pode dificultar a recuperação do objeto associado aos metadados. Iniciativas para associar dados estruturados a conteúdos não estruturados têm sido empreendidas em torno de sistemas Wiki e são conhecidos como Wikis Semânticos. O Wiki tem sido reconhecido como uma ferramenta útil para a gestão do conhecimento de organizações, podendo ser usado como um sistema de colaboração em massa, como repositório de informações contextualizadas e de compartilhamento de experiências. Os Wiki Semânticos agregam tecnologias que permitem que o ambiente tenha uma estrutura que possa ser entendida por máquinas. O presente trabalho apresenta uma proposta de uso de Wiki Semânticos para apoiar o compartilhamento de experiências em todas as áreas de uma Instituição de Ensino Superior. Propõe-se a integração do ambiente preexistente de apoio a colaboração de docentes de uma mesma sub-área temática, integrando material instrucional e experiência, com um ambiente baseado em Wiki Semântico e aberto a toda a Instituição, permitindo o registro e a discussão colaborativa de experiências de maneira não estruturada e mais consistente dessas experiências.
Abstract: Teachers use different techniques and methods resulting in individual experiences that are often informally shared within small groups. The wide sharing and discussions of such experiences are suitable for many teachers and for the teaching-learning process. In addition, this can contribute to knowledge management in educational institutions. In a previous work, an environment was proposed in order to capture experiences from teachers sharing one thematic area, with the aim of improving instructional material through a formally organized network. However, the storage of experiences relies on the approach of syntactic metadata. Recent relevant research reveals that filling in metadata without a structured vocabulary, with ambiguities and semantic problems may render it difficult to retrieve objects referred to by such metadata. Initiatives to link structured data to non-structured content have been undertaken utilizing Wiki Systems, known as Semantic Wikis. The Wiki has been appraised as a useful tool for knowledge management within organizations. It can be used as a system of massive cooperation, as a repository of contextualized information and sharing of experiences. Semantic Wikis join technologies that enable the environment with a structure that can be understood by machines. This work proposes the use of Semantic Wikis to support the sharing of experiences in all areas of a higher educational institution. We propose the integration of the aforementioned environment for teachers collaboration within a thematic area, which allows the integration of instructional material and experience, with an environment based on Semantic Wikis, available for the whole institution. This should allow the registry and the collaborative discussions of both experiences in a non-structured way and of structured data aiming to facilitate the retrieval of such experiences.
Keywords: Wiki Wiki Wiki Web
Wikis Semânticos
ontologia
experiência docente
Wiki Wiki Web
Semantic Wiki
Ontology
teacher s experiences
gestão do conhecimento; educação superior; software; cooperação intelectual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: GONÇALVES, José Jesse. Um repositório de experiência docente integrando estrutura a priori e estrutura emergente a partir da abordagem de WIKI Semântico. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1542
Document date: 22-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo Jesse.pdf3.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.