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dc.creatorCastilho, Suely Bragapt_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Luiza Beth Nunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787995P6por
dc.contributor.referee1Moresi, Eduardo Amadeu Dutrapt_BR
dc.contributor.referee2Britto, Maria Júlia Pantoja dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-24T04:20:21Z-
dc.date.available2008-11-27pt_BR
dc.date.issued2008-09-05pt_BR
dc.identifier.citationCASTILHO, Suely Braga. Alteração de modelo de gestão empresarial em instituição de grande porte: um estudo. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1538-
dc.description.resumoA implantação de novos modelos de atuação em uma empresa de grande porte envolve mudanças nos processos de tomada de decisão, nas relações de poder e altera metodologias de trabalho. Para que os novos conceitos provoquem alterações na forma de decidir dos gestores, fazem-se necessárias, além da ampla divulgação destes conceitos, competências e habilidades adequadas da equipe responsável pela condução do processo e clima organizacional favorável a mudança. O estudo de fatores que propiciam implantação de mudanças organizacionais é relevante dentro do contexto em que se inserem as empresas no mundo moderno, que requer constante adaptação e desenvolvimento de novas formas de atuação. A metodologia de pesquisa escolhida para o estudo se utilizou da técnica de grupo focal, por possibilitar a exploração em profundidade do fenômeno. Para interpretação das mensagens obtidas nas entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Participaram dos grupos focais 10 pessoas, que estiveram envolvidas no projeto de implantação do novo modelo de gestão. Os grupos foram separados, a priori, em categorias de gerentes e analistas, com o objetivo de analisar percepções diferenciadas do fenômeno estudado. A pesquisa demonstrou que comprometimento, hierarquia flexível, confiança e conhecimento técnico do grupo envolvido com a mudança, assim como um projeto estruturado e baseado em conceitos técnicos são fatores relevantes para o sucesso do empreendimento. Porém, a situação econômica da empresa e a busca pela continuidade da organização foram consideradas a mola propulsora das ações.por
dc.description.abstractThe implementation of new business models in a large company involves making changes in the decision making processes and the power structure. In addition, it alters the company's work methodologies. In order for the new concepts to provoke the necessary changes in the decision making process used by managers, other than their ample dissemination, there is a necessity for the team responsible for conducting the process to have the necessary competencies and adequate abilities. Furthermore, there must be a favorable organizational atmosphere for change. The study of factors that favor the implementation of organizational change is relevant in a modern day context which requires companies to constantly adapt and develop new ways of doing business. The research methodology chosen for this study utilizes the focus group technique due to its capacity to explore the depth of the phenomenon. Content analysis was used to interpret the messages obtained through interviews. Ten people, who were involved in the implementation of the new management model, participated in the focus groups. In principle, the groups were separated into categories of managers and analysts for the purpose of analyzing the different perceptions of the phenomenon under study. This research demonstrates that commitment, flexible hierarchy, trust and the technical knowledge of the group involved with the change as well as a structured project based on technical concepts are relevant factors for the success of the undertaking. However, the economic situation of the company and the search for continuity of the organization were considered to be the driving force behind the actions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3570/Texto%20completo%20Suely%20Castilho%20-%202008.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8583/Texto%20completo%20Suely%20Castilho%20-%202008.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmudança organizacionalpor
dc.subjectequipes de trabalhopor
dc.subjectalteração do modelo de gestãopor
dc.subjectcompetências gerenciaispor
dc.subjectgestão do conhecimentopor
dc.subjectorganizational changeeng
dc.subjectwork groupseng
dc.subjectchange management modeleng
dc.subjectmanagement competencieseng
dc.subjectknowledge managementeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAlteração de modelo de gestão empresarial em instituição de grande porte: um estudopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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