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Type: Dissertação
Title: Modelagem de processo organizacionais integrada às aplicações práticas de aprendizagem organizacional e competências conversacionais
Author(s): Branco, Isabella Vieira de Cerqueira
First Advisor: Lucena Filho, Gentil José de
First co-advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Maria Eugênia Belczac
Summary: A modelagem de processos em uma organização é a compreensão da organização através da representação de seus processos de negócio. A fim de ocorrer esse entendimento, são usadas técnicas de modelagem. Este estudo visa investigar a forma como a modelagem de processos contribui para a aprendizagem organizacional, para a produção de conhecimento e para uma melhor compreensão da interação entre as pessoas dentro da organização. Perguntas típicas consideradas através do estudo foram: como a modelagem de processos afeta a aprendizagem na (e da) organização? como pode a modelagem de processos contribuir para melhorar a interação humana na organização? e, finalmente, como pode contribuir a modelagem de processos para melhorar a coordenação das ações em estruturas em geral pesadas como normalmente são processos organizacionais? O estudo foi realizado com base no pressuposto de que a modelagem de processos pode também ser concebida como um processo da aprendizagem organizacional, uma vez que geralmente resulta na melhoria do desempenho organizacional. A área de modelagem de processos considera uma ampla gama de aspectos. Ela vai desde dar apoio à implementação da automação de processos, até buscar compreender a comunicação humana. Em qualquer caso, afigura-se que a forma como as empresas estão atualmente organizadas não tem sido suficiente para proporcionar a compreensão de como as pessoas se envolvem nem como a comunicação humana entre elas acontece quando executando processos organizacionais. Em uma tentativa de responder a estas questões, uma pesquisa-ação foi conduzida no sentido de investigar o modo como o uso de conceitos de aprendizagem organizacional e de algumas competências conversacionais poderiam complementar e agregar valor à disciplina de modelagem de processos. A investigação foi realizada sob a forma de um estudo de caso no contexto de uma instituição de governo em nível local. A pesquisa assumiu um caráter intervencionista e teve a duração de 4 meses. Os resultados foram positivos, no sentido de que as narrativas recolhidas junto dos participantes durante a investigação revelou realmente a realização dos objetivos previamente estabelecidos, e também a confirmação dos pressupostos assumidos. Isto é, que durante uma atividade estruturada de modelagem de processos dentro de uma organização, a utilização intencional ou consciente de algumas competências conversacionais não só melhora a modelagem de processos em si, mas também traz alguma luz para ver como o aprendizado acontece na organização e em nível organizacional.
Abstract: The modeling of processes in an organization is the understanding of the organization through the representation of its business processes. In order to occur this understanding, modeling techniques are used. This study aims to investigate how the modeling of processes contributes to organizational learning, for the production of knowledge and for a better understanding the interaction between people within the organization. Typical questions considered through the study were: how does process modeling affect organization learning in (and of) the organization? how does it contribute to improve human interactions within the organization? and, finally, how does it contribute to the coordination of actions in usually heavy structures as usually are organizational processes? The study was conducted under the assumption that the modeling of processes can also be conceived as a learning organizational process since it generally results in improving organizational performance. The process modeling area considers a wide range of aspects. It goes from providing support to the implementation of processes´ automation, to aiming understanding human communication. In any case, it appears that the way businesses are presently organized has not been sufficient for providing the understanding of how people get involved and how does the human communication between them happens when executing organizational processes. In an attempt to answer these questions, an action-research was conducted in order to investigate how concepts from organizational learning and some conversational skills could complement and add value to the field of process modeling. The investigation was carried out as a case study within the context of a local government institution. The research assumed an interventionist fashion and lasted for the period of 4 months. The results were positive in the sense that the narratives collected from the participants during the investigation really revealed the achievement of the goals previously established and also the confirmation of the assumptions made. That is, that during a structured activity of process modeling within an organization, the intentional or conscious use of some conversational skills not only improves the processes modeling itself but also brings some light to seeing how learning happens inside the organization and on the organizational level.
Keywords: aprendizagem organizacional; automação; negócios
modelagem de processos
aprendizagem organizacional
aprendizado de ciclo duplo
competências conversacionais
process modeling
organizational learning
double loop learning
conversational competences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: BRANCO, Isabella Vieira de Cerqueira. Modelagem de processo organizacionais integrada às aplicações práticas de aprendizagem organizacional e competências conversacionais. 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1536
Document date: 10-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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