Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1527
Type: Dissertação
Title: A construção coletiva do conhecimento em grupos de trabalho: um estudo de caso
Author(s): Almeida, Márcio Dias de
First Advisor: Alonso, Luiza Beth Nunes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lucena Filho, Gentil José de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha Neto, Ivan
Summary: Grupos e equipes são considerados elementos importantes para a efetividade das organizações. O trabalho em grupo depende do estabelecimento de uma percepção compartilhada por cada um dos integrantes sobre o próprio grupo e sobre as tarefas a serem executadas. A construção coletiva do conhecimento é um processo negociado de construção da cultura do grupo por meio da convergência de idéias, de significados (ou semântica, no sentido mais amplo), que são interpretados pelos indivíduos em função de suas crenças, da emocionalidade predominante, da cultura em que estão imersos e das suas histórias de vida. Este trabalho propôs estudar como a dinâmica não-linear do espaço emocional influencia a construção coletiva do conhecimento em grupos de trabalho. Os dados foram obtidos por intermédio da observação participante em três reuniões de uma mesma equipe, da gravação digital e da transcrição em meio eletrônico (degravação) das conversações ocorridas. Os resultados apontaram que a dinâmica do espaço emocional influencia, mas não determina a construção coletiva do conhecimento em grupos de trabalho.
Abstract: Groups and teams are considered key elements for organizational effectiveness. Group work depends on the stablishment of a shared cognition by each member about the group and the tasks to be accomplished. The collective knowledge creation is a negotiated process of group culture construction by convergence of ideas, meanings (semantic, in a broader sense), that are interpreted by the individuals in the light of their beliefs, the dominant emotionality, the culture they are immersed in and their life stories. This study proposed to achieve better understanding about how the nonlinear dynamics of the emotional space affects the collective knowledge creation in work groups. The data were collected by means of participant observation of three meetings of a team whose conversations were recorded digitally (audio only) and transcripted onto electronic media. The results showed that the emotional space affects, but do not determine the collective knowledge creation in work groups.
Keywords: cognição compartilhada
criação coletiva do conhecimento
aprendizagem significativa
sistemas dinâmicos não-lineares
desempenho
work groups
group dynamics
shared cognition
collective knowledge creation
meaningful learning
nonlinear dynamic systems
performance
gestão do conhecimento; grupos de trabalho; dinâmica de grupo; cognição e cultura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: ALMEIDA, Márcio Dias de. A construção coletiva do conhecimento em grupos de trabalho: um estudo de caso. 2008. 198 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1527
Document date: 12-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo.pdf3.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.