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Type: Dissertação
Title: Inteligência competitiva : um caminho para a inovação
Author(s): Deutsch, Leopoldo
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nehme, Claudio Chauke
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tarapanoff, Kira Maria Antonia
Summary: Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas enfrentam diariamente o desafio de sua sobrevivência. Dependem de sua capacidade de diferenciar-se em relação às demais concorrentes a reinvenção, a busca de novas oportunidades é uma exigência constante. Assim, inovar é essencial. A Gestão Estratégica da Inovação atua na identificação e incremento das competências e capacidades da organização, potencializando o desenvolvimento da inovação. Em alinhamento com a Gestão Estratégica, garante não apenas o desenvolvimento de novos produtos ou serviços: cria condições para que a empresa atinja seus objetivos de crescimento de forma fiel à sua missão, valores e objetivos. As empresas, porém, não são entidades isoladas no mercado. Necessitam de um monitoramento ambiental, que lhes permita prospectar tendências da sociedade, movimentos dos concorrentes, ameaças e oportunidades. Esse monitoramento, chamado Inteligência Competitiva, municia a organização de informações e análises de ambiente, auxiliando os gestores na tomada de decisões que podem reorientar a empresa frente às mudanças de cenário, de forma coerente com os ditames da Gestão Estratégica. A questão que se coloca é verificar se a Inteligência Competitiva pode, em alinhamento com a Gestão Estratégica e com a Gestão Estratégica da Inovação, orientar o desenvolvimento de Inovações de forma adequada aos recursos e desejos da organização. Para responder a essa questão, foi realizada a revisão da literatura e trabalho de campo, com análise de uma grande empresa do segmento financeiro bancário, estudandose seus documentos públicos e privados, observando-se seus processos e captando-se por entrevistas o sentimento de alguns de seus principais gestores quanto aos temas abordados. O levantamento bibliográfico permitiu perceber a importância da Gestão Estratégica no contexto organizacional, como guia condutora das ações de longo prazo. Desenvolvendo os conceitos produzidos pela Gestão Estratégica, temos a Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação, que organizam e tornam reais as visões da Gestão Estratégica. Porém, a inovação hoje exige conhecimentos e recursos que vão além da capacidade de uma única organização. Faz-se necessária forte interação com o mundo externo, na monitoração do ambiente e na identificação de riscos, oportunidades e parceiros confiáveis. Esse processo de interação e entendimento do mundo externo é o foco da Inteligência Competitiva. Com a integração entre todos os processos, temos a possibilidade da geração de inovações alinhada às necessidades do mercado e dentro das condições da empresa, gerando efetiva vantagem competitiva. Em termos metodológicos, por buscar resposta a um problema específico, essa pesquisa é considerada como aplicada. E, além da pesquisa bibliográfica, a realização de entrevistas com os principais gestores da organização torna a mesma qualitativa. Ao final dos trabalhos, concluiu-se que existem relacionamentos claros entre os processos de Inteligência Competitiva e Inovação, o que nos leva a responder afirmativamente à principal suposição levantada neste trabalho: a de que a Inteligência Competitiva, em alinhamento com a Gestão Estratégica e Gestão Estratégica da Inovação, efetivamente orienta a geração da Inovação.
Abstract: In a marketplace which shows increasing competitiveness, companies face their survival challenge day by day. They depend on their ability to differentiate themselves from competitors; reinvention and search for new opportunities are constant demands. Innovation becomes essential in this context. Strategic Innovation Management is directed to identification and growth of the competencies and capacities of the organization, making stronger innovation development. In accordance with Strategic Management, it warrants not only the development of new products and services: it also creates conditions for the enterprise to attain its objectives of growing according to its mission, beliefs and objectives. However, companies are not isolated entities in the marketplace. They need an environmental monitoring which allows them to prospect society trends, moves of the competitors, threats and opportunities. This monitoring system, called Competitive Intelligence, supplies the organization with information and environmental analysis, helping managers in the decisionmaking process which can guide the company to face the set changes, according to the objectives of Strategic Management. The presented question must verify in Competitive Intelligence can, according to the Strategic Management and to Strategic Innovation Management, orientate the development of Innovations adequately with the resources and aims of the organization. To answer this question, a literature review and field research was made, analyzing a big company from financial bank area, focused on public documents, observing the processes and taking, by interviews, the feeling of the main managers about the approached topics. The bibliographic research allowed us to see the importance of the Strategic Management in the organizational context, as a guide for the long term actions. Implementing the conceits produced by the Strategic Management, there is the Innovation and Technology Strategic Management, which is organized to create the visions of the Strategic Management. However, today, innovation requires knowledge and resources beyond the capacity of only one organization. It s necessary a strong interaction with the external environment, monitoring, to identify risks, opportunities and reliable partnerships. This process of interaction and understanding with the outside world is realized by the Competitive Intelligence. With the integration of all these processes, there is the possibility of generating innovation according to the needs of the market and the possibilities of the company, generating effective competitive advantage. According to the method, this research is considered applied, because it searches for an answer for a specific problem. In addition, the bibliographic research and the interviews with the main managers of the organization make this research qualitative. In the end of this paper, we concluded that there are clear relations among the processes of Competitive Intelligence and Innovation, which makes us affirm the main proposed supposition: the Competitive Intelligence, according to the Strategic Management and Strategic Management of Innovation, effectively orientate the innovation generation.
Keywords: inteligência competitiva
gestão estratégica
gestão estratégica da inovação
gestão da inovação
competitive intelligence
strategic management
innovation strategic management
innovation management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: DEUTSCH, Leopoldo. Inteligência competitiva : um caminho para a inovação. 2007. 213 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1517
Document date: 18-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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