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Type: Dissertação
Title: Integrando realidade virtual em sistemas tutores inteligentes no domínio da saúde
Author(s): Melo, Jairo Simão Santana 
First Advisor: Brasil, Lourdes Mattos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferneda, Edílson
???metadata.dc.contributor.referee2???: Balaniuk, Remis
Summary: A Informática aplicada à área de Saúde vem se destacando devido às suas contribuições ao processo de tomada de decisão médica, no auxílio a diagnósticos e, em particular para este trabalho, no aperfeiçoamento do ensino médico. Ultimamente, esse setor vem contando com suporte da Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (RV), Multimídia, Hipermídia e Internet. Entretanto, o uso isolado dessas tecnologias não proporciona resultados tão satisfatórios quanto os advindos de sua integração. O presente trabalho busca contribuir para a integração entre RV e Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Neste sentido, trabalhos relativos à estruturação do conhecimento e à concepção de ambientes interativos de aprendizagem vêem contribuindo com arquiteturas que unem as melhores práticas tanto de STI como de RV, entre elas: facilidade de acesso, individualização do aprendizado, conteúdo lapidado, modelado e selecionado, interface adaptável para cada aprendiz, um ambiente imersivo, interativo, intuitivo, além de ser ergonomicamente modelado. O domínio de conhecimento escolhido para estudo de caso foi a Anatomia Humana por se tratar de uma área da saúde afetada diretamente pelos avanços tecnológicos. O conteúdo destinado ao ensino da disciplina de anatomia foi formalizado em uma estrutura de ontologia com o objetivo de padronizar a nomenclatura específica da área médica, facilitar a disseminação do assunto, modularizar o conteúdo, clarear e objetivar os conceitos. Nessa mesma modelagem foi incorporado ao domínio de conhecimento anatômico humano o relacionamento com os conceitos de RV, buscando auxiliar o ensino do domínio estipulado e construindo um mecanismo de comunicação entre RV e STI. Sendo a RV uma interface de interação, visualização e navegação em ambientes tridimensionais, foi possível contribuir para o ensino de estruturas anatômicas complexas e que exigiram maior compreensão dos detalhes, dimensões, texturas e propriedades físicas, tais como peso, rigidez e elasticidade dando uma noção de realidade que os demais meios de ensino têm dificuldade de representar. Essa contribuição foi aferida por meio de uma experimentação com turmas de estudantes da área de Saúde (Medicina, Enfermagem e Biomedicina).
Abstract: The informatics applied to the health area has been emphasizing because of its contributions to medical decision-making, aid in the diagnosis and, in particular, for this work in the improvement of medical education. Recently, this section is counting on support from the Artificial Intelligence (AI), Virtual Reality (VR), multimedia, hypermedia and the internet. However, uses of these technologies alone do not provide satisfactory results such as those arising from their integration. The present work seeks to contribute to the integration between VR and Intelligent Tutoring Systems (ITS). Accordingly, work on the structure of knowledge and the design of interactive learning environments has been contributing with architectures that unite the best practices of both ITS and VR. These ones include easy of access, individualization of learning, content cut, and modeled selected, adaptable interface for each apprentice, in immerse environment, interactive, intuitive, and ergonomically modeled. The domain of knowledge chosen to make a clinic study was the human anatomy. This choice was done due to the health area is directly affected by the technological advances. The content subject for the education of the anatomy discipline was formalized in a structure of ontology in order to standardize the nomenclature of the specific medical area to facilitate dissemination of the subject, modular the subject and target clarify the concepts. On the same modeling was embedded in the domain of human anatomical knowledge the relationship with the concepts of VR, seeking to help the education of the stipulated domain and building a mechanism of communication between VR and STI. Being the VR an interface of interaction, visualization and navigation in three-dimensional environments, it was possible to contribute to the teaching of complex anatomical structures and requiring greater understanding of the details, sizes, textures and physical properties, such as weight, rigidity and elasticity giving a sense the fact that all forms of education are difficult to represent. This contribution was validated through a trial with classes of students in the health area (medicine, nursing and biomedicine).
Keywords: realidade virtual
sistema tutor inteligente
ontologia e interfaces hápticas
virtual reality
intelligent tutoring systems
ontology and haptic interface
anatomia humana informática médica; realidade virtual aplicações educacionais; sistemas tutoriais inteligentes; ontologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: MELO, Jairo Simão Santana. Integrando realidade virtual em sistemas tutores inteligentes no domínio da saúde. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1515
Document date: 30-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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