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dc.creatorKnoth, Claiton Rodrigopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164463D0por
dc.contributor.advisor1Alonso, Luiza Beth Nunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787995P6por
dc.contributor.advisor-co1Anquetil, Nicolas Pierre Françaispt_BR
dc.contributor.referee1Pacheco, Roberto Carlos dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1LattesPACHECO, Roberto Carlos dos Santospor
dc.date.accessioned2016-06-24T04:20:02Z-
dc.date.available2008-07-08pt_BR
dc.date.issued2007-10-16pt_BR
dc.identifier.citationKNOTH, Claiton Rodrigo. O uso da teoria de redes sociais na manutenção de software. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1508-
dc.description.resumoA Tecnologia da Informação permeia o mundo moderno e, cada vez mais, o software faz parte do dia a dia. Esse novo mundo de informação, assim como o software, está em constante mutação, necessitando, é claro, de manutenção, seja para corrigir erros, adaptar processos ou mesmo evoluir, aperfeiçoando as suas funcionalidades. Os benefícios dessa nova realidade podem ser percebidos em diversos momentos, porém para as pessoas que tratam diretamente com a manutenção desse novo mundo a realidade é diferente. São comuns sentimentos de estresse, angústia e a sensação de que a manutenção de software não está sendo realizada de acordo com a percepção de qualidade que o cliente possui. Muitas tarefas deste processo esbarram em procedimentos morosos e inúmeros entraves por conta de interpretações malsucedidas ou esquecimento de detalhes que podem ser fundamentais. Para acabar com este sentimento depressivo na manutenção de software, é necessário mudar o foco da manutenção de software como um processo linear de trabalhos individuais para uma estrutura colaborativa na qual o conhecimento é compartilhado e o foco é o resultado que se espera e não a conclusão dos processos definidos. Em um processo desconhecido e rico em variáveis como a manutenção de software, a proposta deste trabalho é trazer para o ambiente de manutenção de software os conceitos da Teoria de Redes Sociais, a fim de resgatar o foco no cliente e o compartilhamento efetivo do conhecimento, dando ao processo ferramentas mais próximas da sua complexidade natural.por
dc.description.abstractThe Information Technology cross-over the modern world, and each time more software is part of daily life. This new world of information, as well as software is in constant mutation, needing, of course, maintenance, either to correct errors, to adapt processes or evolutes, perfecting its functionalities. The benefits of this new world can be perceived at the most diverse moments, however for the people who works directly with the maintenance of this new world the reality is different. They are common feelings of stress, anguish and the sensation of that the software maintenance is not being carried through in accordance with the client quality perception. Many tasks of this process on account stops in weak processes and innumerable impediments of interpretations badly succeeded or lost fundamental basic details. To finish with this depressive feeling in the software maintenance, it is necessary to change the focus of the software maintenance as a linear process of many individual works for a collaborative structure where the knowledge is shared and the focus is the results waited and not the conclusion of the definite processes. In an unknown and rich-variable process like the software maintenance the proposal of this work is to bring for the environment of software maintenance the concepts of the Social Networking Theory, in order to rescue the focus in the customer and the effective sharing of the knowledge, giving to the process, tools closer to its natural complexity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3561/Texto%20completo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8575/Texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteoria de redes sociaispor
dc.subjectfábrica de softwarepor
dc.subjectsocial networking theoryeng
dc.subjectsoftware maintenanceeng
dc.subjectITeng
dc.subjectsoftware factoryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.titleO uso da teoria de redes sociais na manutenção de softwarepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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