Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1506
Type: Dissertação
Title: Concepção de um ambiente de apoio ao auto-planejamento discente no seu processo de aprendizagem
Author(s): Steinmetz, Ernesto Henrique Radis 
First Advisor: Nobrega, Germana Menezes da
First co-advisor: Lima, Fernanda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ralha, Célia Ghedini
Summary: Algumas discussões sobre o papel da escola e o processo de ensino-aprendizagem, no atual contexto da sociedade do conhecimento e da informação, apontam para mudanças no foco e na missão das instituições de ensino. Essas mudanças demandam a personalização do ensino como um diferencial que coloca o estudante como principal ator no seu processo de aprendizagem. Nesse contexto, o auto-planejamento das atividades do processo de aprendizagem dos estudantes pode representar ganhos de rendimento e maior satisfação dos discentes na realização das tarefas envolvidas nesse processo. Uma inspeção prévia na literatura revelou uma carência de iniciativas no sentido de prover suporte ao planejamento discente por meio de ferramentas computacionais. Observando as características de um Plano de Aulas proposto pelo docente, foi elaborado um modelo de Plano de Estudo Individual para facilitar o planejamento discente. Para tanto, propõe-se neste trabalho, prover suporte computacional ao planejamento discente permitindo ao estudante personalizar o Plano de Estudo Individual e reformulá-lo progressivamente ao longo de sua execução. Para a concepção do ambiente é explorado o conceito de fluxo de trabalho, ou workflow, mais especificamente, workflow flexível, que provê a modelagem de processos em tempo de execução. Uma integração de trabalhos anteriores da literatura em Informática na Educação é proposta para dar suporte ao planejamento e à execução dos planos derivados dos processos de aprendizagem dos estudantes.
Abstract: With respect to the context of the knowledge and information society, several discussions on the role of contemporary schools along with the process of teaching-learning, point to a shift in the focus and mission of educational institutions. This shift requires the personalization of teaching as a highlight placing the student as the main actor of his/her learning process. In this context, self-planning of the learning process activities may represent better performance by the students and greater satisfaction in executing the tasks involved in this process. A preliminary review in the literature indicates a lack of initiatives to provide computational tools to support students' self-planning. By considering the features of a Teaching Plan initially proposed by the teacher, we devise a model of a learning plan to be handled by each student. Building on that notion, this work proposes to provide computational support for a student's planning, allowing him/her to personalize the initial plan and to reformulate it during his/her learning process accordingly. The design of the computational environment relies on the concept of Workflow, more specifically, flexible Workflow, which provides process modeling at run time. An integration of previous work from the literature on Computers in Education is proposed to thus support the design and execution of plans derived from the students' learning processes.
Keywords: Planejamento discente
Workflow
Processo aprendizagem
Student planning
Learning process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: STEINMETZ, Ernesto Henrique Radis. Concepção de um ambiente de apoio ao auto-planejamento discente no seu processo de aprendizagem. 2007. 175 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1506
Document date: 23-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ErnestoHenriqueDissertacao2007.pdfDissertação4.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.